Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/53213
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorNascimento, Carolina Vieira do-
dc.date.accessioned2020-07-31T12:15:54Z-
dc.date.available2020-07-31T12:15:54Z-
dc.date.issued2008-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Carolina Vieira do. O museu como espaço educativo em arte: interação entre os escolares e o patrimônio cultural. In: CONGRESSO NACIONAL DA FEDERAÇÃO DE ARTE E EDUCADORES DO BRASIL, 18.; CONGRESSO LATINOAMERICANO E CARIBENHO DE ARTE EDUCAÇÃO; ENCONTRO NACIONAL DE ARTE EDUCAÇÃO, CULTURA E CIDADANIA, 1., 27-30 nov. 2008, Crato (CE). Anais... Crato (CE): Ed. EdURCA, 2008. Tema: Arte/Educação contemporânea: narrativas do ensinar e aprender artes.pt_BR
dc.identifier.isbn857563166-7-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53213-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEdURCApt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectPatrimônio Culturalpt_BR
dc.subjectArte-educaçãopt_BR
dc.titleO museu como espaço educativo em arte: interação entre os escolares e o patrimônio culturalpt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrNesta pesquisa sobre o museu como espaço educativo em arte, estuda-se a interação entre os escolares e o patrimônio cultural. O objetivo é analisar o funcionamento do setor educativo de um museu de arte. Levanta-se alguns dados sobre o desenvolvimento do ensino de arte no Brasil para esclarecer como acontece a ação educativa em museu. A partir do significado da educação não-formal, são comentados conceitos de educação patrimonial e arte/educação. O diálogo entre museus e escolas por meio do ensino de arte apresenta-se a partir das responsabilidades que cada instituição tem para com a outra, assim como das duas instituições para com a sociedade. O Setor Educativo do Museu de Arte Contemporânea (MAC) do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC) foi o objeto de estudo pesquisado. O início desta pesquisa tinha a pretensão de analisar as atividades que aconteciam no Setor, mas a análise focou principalmente a visita guiada de grupos escolares. Foram realizadas observações, entrevistas e análises que demonstraram que o Setor Educativo do Museu de Arte Contemporânea já teve muitos projetos para trabalhar com as escolas, mas não funcionaram, especialmente devido ao tempo restrito das escolas para fazer a visita, incluída numa espécie de ‘pacote’ com outros equipamentos do CDMAC, como o Planetário e o Memorial da Cultura Cearense.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2008_eve_cvnascimento.pdf127,37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.