Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/53213
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Nascimento, Carolina Vieira do | - |
dc.date.accessioned | 2020-07-31T12:15:54Z | - |
dc.date.available | 2020-07-31T12:15:54Z | - |
dc.date.issued | 2008 | - |
dc.identifier.citation | NASCIMENTO, Carolina Vieira do. O museu como espaço educativo em arte: interação entre os escolares e o patrimônio cultural. In: CONGRESSO NACIONAL DA FEDERAÇÃO DE ARTE E EDUCADORES DO BRASIL, 18.; CONGRESSO LATINOAMERICANO E CARIBENHO DE ARTE EDUCAÇÃO; ENCONTRO NACIONAL DE ARTE EDUCAÇÃO, CULTURA E CIDADANIA, 1., 27-30 nov. 2008, Crato (CE). Anais... Crato (CE): Ed. EdURCA, 2008. Tema: Arte/Educação contemporânea: narrativas do ensinar e aprender artes. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 857563166-7 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53213 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | EdURCA | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Patrimônio Cultural | pt_BR |
dc.subject | Arte-educação | pt_BR |
dc.title | O museu como espaço educativo em arte: interação entre os escolares e o patrimônio cultural | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Nesta pesquisa sobre o museu como espaço educativo em arte, estuda-se a interação entre os escolares e o patrimônio cultural. O objetivo é analisar o funcionamento do setor educativo de um museu de arte. Levanta-se alguns dados sobre o desenvolvimento do ensino de arte no Brasil para esclarecer como acontece a ação educativa em museu. A partir do significado da educação não-formal, são comentados conceitos de educação patrimonial e arte/educação. O diálogo entre museus e escolas por meio do ensino de arte apresenta-se a partir das responsabilidades que cada instituição tem para com a outra, assim como das duas instituições para com a sociedade. O Setor Educativo do Museu de Arte Contemporânea (MAC) do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC) foi o objeto de estudo pesquisado. O início desta pesquisa tinha a pretensão de analisar as atividades que aconteciam no Setor, mas a análise focou principalmente a visita guiada de grupos escolares. Foram realizadas observações, entrevistas e análises que demonstraram que o Setor Educativo do Museu de Arte Contemporânea já teve muitos projetos para trabalhar com as escolas, mas não funcionaram, especialmente devido ao tempo restrito das escolas para fazer a visita, incluída numa espécie de ‘pacote’ com outros equipamentos do CDMAC, como o Planetário e o Memorial da Cultura Cearense. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2008_eve_cvnascimento.pdf | 127,37 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.