Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/53212
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Lima, Duílio Pereira da Cunha | - |
dc.date.accessioned | 2020-07-31T12:08:52Z | - |
dc.date.available | 2020-07-31T12:08:52Z | - |
dc.date.issued | 2008 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, Duílio Pereira da Cunha. Teatro sim, pecinha não! In: CONGRESSO NACIONAL DA FEDERAÇÃO DE ARTE E EDUCADORES DO BRASIL, 18.; CONGRESSO LATINOAMERICANO E CARIBENHO DE ARTE EDUCAÇÃO; ENCONTRO NACIONAL DE ARTE EDUCAÇÃO, CULTURA E CIDADANIA, 1., 27-30 nov. 2008, Crato (CE). Anais... Crato (CE): Ed. EdURCA, 2008. Tema: Arte/Educação contemporânea: narrativas do ensinar e aprender artes. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 857563166-7 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53212 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | EdURCA | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Teatro | pt_BR |
dc.subject | Educação teatral | pt_BR |
dc.title | Teatro sim, pecinha não! | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O presente relato descreve alguns aspectos da vivência com o ensino do teatro junto aos adolescentes e jovens do Grupo de Teatro Miramangue, pertencentes à ONG Projeto Beira da Linha, da comunidade de mesmo nome, localizada no bairro Alto do Mateus, João Pessoa, Paraíba. A partir dessa experiência, discutem-se as relações entre teatro e educação popular, pois, é a realidade social da comunidade, em meio à sua riqueza cultural e problemáticas, que se transforma em matéria-prima para investigação e apreensão dos diversos elementos teatrais, desde a escrita e/ou apropriação do texto à finalização do espetáculo. Ao centrar a atividade do grupo na investigação sistemática dos princípios da linguagem teatral, tendo como referência um olhar crítico sobre a realidade social, constrói-se uma perspectiva de discussão política e experimentação estética tanto dos participantes quanto do público espectador dessa produção, ao mesmo tempo, rompe-se com a idéia da atividade teatral nas comunidades como apresentação de “pecinhas” em datas comemorativas, ocupação de tempo ocioso dos participantes, ou ainda, estratégia de marketing para divulgação das organizações. O teatro do Grupo Miramangue, motivo de entretenimento e reflexão nas mais longínquas localidades, diversas vezes premiadas em festivais de teatro, mais que um rosário de lágrimas, é celebração de vida e alegria, é brincadeira de coisa séria; é contribuir para despertar ações concretas junto às pessoas | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2008_eve_dpclima.pdf | 91,75 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.