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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/53194
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | O corpo e suas relações: concepções em educação profissional e tecnológica |
Título(s) alternativo(s): | El cuerpo y sus relaciones: concepciones en la educación profesional y tecnológica |
Título em inglês: | The body and its relations: conceptions in professional and technological education |
Autor(es): | Faé, Janaína Scopel Sonza, Andréa Poletto |
Palavras-chave: | Corpo;Trabalho;Educação;Dicotomias;Percepção Moral |
Data do documento: | 2020 |
Instituição/Editor/Publicador: | Revista LABOR |
Citação: | FAÉ, Janaína Scopel; SONZA, Andréa Poletto. O corpo e suas relações: concepções em educação profissional e tecnológica. Revista LABOR, Fortaleza (CE),v. 1, n. 23, p. 295-312, jan./jun. 2020. |
Resumo: | Neste ensaio propomos três tópicos para análise e reflexão de como o corpo tem sido pensado, visto e apropriado na sociedade atual: corpo e trabalho como essência do homem; dualismos e dicotomias do corpo, trabalho e educação; as concepções de corpo nas relações contemporâneas. O primeiro se refere à construção histórica do corpo em função da sua relação com o trabalho, a essência do homem. A composição do segundo implica uma análise dos muitos dualismos e dicotomias existentes no mundo do trabalho e da educação que refletem numa visão fragmentada do corpo físico/motor e psicológico/cognitivo. Finalmente, o terceiro tópico propõe considerações sobre a apropriação do corpo pelo mercado, mídia e tecnologia, e a percepção que os jovens têm sobre os padrões estabelecidos por estes setores. Ao concluir a análise traçamos algumas breves considerações e possibilidades para a Educação Profissional e Tecnológica (EPT) neste contexto. É relevante lançar mão dos princípios da concepção de ser humano, sociedade, cultura, ciência, tecnologia, trabalho e educação propostos pelos projetos políticos pedagógicos da EPT, no sentido de uma educação integral. Porque o corpo é a morada dos processos onde se dá a aprendizagem, e carrega nele toda a bagagem de vida do indivíduo. |
Abstract: | In this article, the authors propose three topics to analyze and reflect on how the body has been thought, seen and appropriated in today's society: body and work as essence of people; dualisms and dichotomies of the body, work and education; body conceptions in contemporary social relationships. The first one refers to the historical construction of the body, according to its relationship with work, the essence of people. The composition of the second one implies an analysis of some dualisms and dichotomies existing in the world of work and education, that reflect on a fragmented view of the physical / motor and psychological / cognitive body. Finally, the third one proposes general considerations about the body appropriation by the capitalist market, media and technology, and the perception that young people have about the body patterns that have been established by these sectors. At the end of the analysis, we describe some brief considerations and possibilities for the Professional and Technological Education (PTE) in this context. It’s relevant using the conceptual principles of the human being, society, culture, science, technology, work and education proposed by PTE's pedagogical political projects, in the sense of integral education. Because the body is the home of the processes where learning takes place, and it carries itself all the human experiences. |
Resumen: | En este ensayo, proponemos tres temas para el análisis y la reflexión sobre cómo se ha pensado, visto y apropiado el cuerpo en la sociedad actual: el cuerpo y el trabajo como la esencia del hombre; dualismos y dicotomías del cuerpo, trabajo y educación; las concepciones del cuerpo en las relaciones contemporáneas. El primero se refiere a la construcción histórica del cuerpo en términos de su relación con el trabajo, la esencia del hombre. La composición del segundo implica un análisis de los muchos dualismos y dicotomías existentes en el mundo del trabajo y de la educación que se reflejan en una visión fragmentada del cuerpo físico / motor y psicológico / cognitivo. Finalmente, el tercer tema propone consideraciones sobre la apropiación del cuerpo por el mercado, los medios y la tecnología, y la percepción que tienen los jóvenes sobre los estándares establecidos por estos sectores. Al final del análisis, describimos algunas breves consideraciones y posibilidades para la Educación Vocacional y Tecnológica (EPT) en este contexto. Es relevante hacer uso de los principios de la concepción de ser humano, sociedad, cultura, ciencia, tecnología, trabajo y educación propuestos por los proyectos políticos pedagógicos del EPT, en el sentido de la educación integral. Porque el cuerpo es el hogar de los procesos donde se lleva a cabo el aprendizaje, y lleva todo el equipaje de la vida del individuo. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53194 |
ISSN: | 1983-5000 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
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