Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/53193
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Estratégias de permanência no ensino superior para povos indígenas em uma Universidade Federal
Título(s) alternativo(s): Estrategias de permanencia en la educación superior para pueblos indígenas en una universidad federal
Título em inglês: Strategies for permanence in higher education for indigenous people in a federal university
Autor(es): Lima, Alan Lucas de Oliveira
Kanikadan, Andrea Yumi Sugishita
Palavras-chave: Estudantes indígenas;Ensino superior brasileiro;Estratégias de permanência
Data do documento: 2020
Instituição/Editor/Publicador: Revista LABOR
Citação: LIMA, Alan Lucas de Oliveira; KANIKADAN, Andrea Yumi Sugishita. Estratégias de permanência no ensino superior para povos indígenas em uma Universidade Federal. Revista LABOR, Fortaleza (CE),v. 1, n. 23, p. 276-294, jan./jun. 2020.
Resumo: O presente estudo tem como objetivo estudar as estratégias de permanência de estudantes indígenas no ensino superior, em uma universidade federal, localizada no interior do Ceará. O intuito é estudar práticas que vão além do ingresso de indígenas no ensino superior brasileiro, não deixando de ressaltar sua importância principalmente no que se refere a possibilidade de inserção de grupos étnicos em espaços que foram privados historicamente de ter acesso. Trata-se de pesquisa descritiva e exploratória, com abordagem qualitativa, com dados coletados a partir de entrevistas com estudantes indígenas, professores e responsáveis pela gestão de políticas públicas destinadas a permanência desses estudantes na universidade. Os dados foram analisados a partir de conceitos referentes a inclusão e permanência encontrados na literatura em questão. No que concerne aos resultados da pesquisa, observou-se que as demandas destacadas pelos entrevistados vão além de fatores econômicos e também estão relacionadas a questões culturais e sociais.
Abstract: This paper aims to study the strategies of permanence of indigenous students in higher education, at a federal university, located in Ceará countryside. It intends to study practices that go beyond the entry of indigenous people in Brazilian higher education, emphasizing the importance of insertion of ethnic groups in spaces that have historically been deprived of access. It is a descriptive and exploratory research, with a qualitative approach, with data collected from interviews with indigenous students, teachers and those responsible for the management of public policies looking forward to the permanence of these students at the university. The data were analyzed based on concepts related to inclusion and permanence found in the literature. The results show that the demands highlighted by the interviewees go beyond economic factors and are also related to cultural and social issues.
Resumen: El presente estudio tiene como objetivo estudiar las estrategias de permanencia de los estudiantes indígenas en la educación superior, en una universidad federal, ubicada en el interior de Ceará. El objetivo es estudiar prácticas que van más allá de la entrada de los pueblos indígenas en la educación superior brasileña, al tiempo que enfatizan su importancia, especialmente con respecto a la posibilidad de inserción de grupos étnicos en espacios que históricamente han sido privados de acceso. Es una investigación descriptiva y exploratoria, con un enfoque cualitativo, con datos de entrevistas con estudiantes indígenas, maestros y los responsables de la gestión de políticas públicas dirigidas a la permanencia de estos estudiantes en la universidad. Los datos se analizaron en base a conceptos relacionados con la inclusión y la permanencia encontrados en la literatura en cuestión. Con respecto a los resultados de la investigación, se observó que las demandas destacadas por los entrevistados van más allá de los factores económicos pues están relacionadas con cuestiones culturales y sociales.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53193
ISSN: 1983-5000
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_art_alolimaayskanikadan.pdf285,73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.