Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/53189
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Ifes e Senai: análise comparativa sobre a docência na Educação Profissional
Título(s) alternativo(s): Ifes e Senai: análisis comparativo em la enseñanza em la educación profesional
Título em inglês: Ifes and Senai: comparative analysis on teaching in professional education
Autor(es): Januário, Tatiana das Mercês
Lima, Marcelo
Palavras-chave: Docência;Senai;Ifes;Educação Profissional
Data do documento: 2020
Instituição/Editor/Publicador: Revista LABOR
Citação: JANUÁRIO, Tatiana das Mercês; LIMA, Marcelo. Ifes e Senai: análise comparativa sobre a docência na Educação Profissional. Revista LABOR, Fortaleza (CE), v. 1, n. 23, p. 181-201, jan./jun. 2020.
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo identificar e comparar a docência na Educação Profissional Tecnológica (EPT) no contexto do curso técnico em mecânica no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes) e no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai- ES). Por meio de uma abordagem qualitativa, a pesquisa descreve essas duas realidades através da análise documental e das entrevistas semiestruturadas. Dialoga com autores do campo Trabalho e Educação que defendem a prática educativa emancipatória, cuja centralidade da formação profissional deva estar na dimensão do ser humano, contribuindo para o desenvolvimento de cidadãos trabalhadores críticos e autônomos. Os dados permitem identificar que ambas instituições de ensino possuem modus operandi bastante arraigado, em que a docência encontra-se sob forte influência dos ditames institucionais e culturais, isto é, os valores, as finalidades, os objetivos institucionais e o currículo escolar são alguns dos elementos que influenciam a prática de ensino, adequando-a segundo as proposições de cada uma dessas instituições.
Abstract: This research aims to identify and compare teaching in Technological Professional Education (EPT) in the context of the technical course in mechanics at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Espírito Santo (Ifes) and in the National Service of Industrial Learning (Senai-ES ). Through a qualitative approach, the research describes these two realities through document analysis and semi-structured interviews. Dialogue with authors from the field of Work and Education who defend the emancipatory educational practice, whose centrality of professional training must be in the dimension of the human being, contributing to the development of critical and autonomous workerscitizens. The data allow us to identify that both educational institutions have a very ingrained modus operandi, in which teaching is under the strong influence of institutional and cultural dictates, that is, the values, purposes, institutional objectives and school curriculum are some of the elements that influence teaching practice, adapting it according to the propositions of each of these institutions.
Resumen: Esta investigación tiene como objetivo identificar y comparar la enseñanza en Educación Tecnológica Profesional (EPT) en el contexto del curso técnico en mecánica en el Instituto Federal de Educación, Ciencia y Tecnología de Espírito Santo (Ifes) y en el Servicio Nacional de Aprendizaje Industrial (Senai- ES ) A través de un enfoque cualitativo, la investigación describe estas dos realidades a través del análisis de documentos y entrevistas semiestructuradas. Diálogo con autores del campo del Trabajo y la Educación que defienden la práctica educativa emancipadora, cuya centralidad de la formación profesional debe estar en la dimensión del ser humano, contribuyendo al desarrollo de trabajadoresciudadanos críticos y autónomos. Los datos nos permiten identificar que ambas instituciones educativas tienen un modus operandi muy arraigado, en el que la enseñanza está bajo la fuerte influencia de los dictados institucionales y culturales, es decir, los valores, propósitos, objetivos institucionales y el currículo escolar son algunos de los elementos que influyen en la práctica docente, adaptándola según las proposiciones de cada una de estas instituciones.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53189
ISSN: 1983-5000
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_art_tmercesmlima.pdf418,79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.