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dc.contributor.authorGuimarães, Julianna de Albuquerque Melo-
dc.contributor.authorDantas, Rafaela Ramos-
dc.contributor.authorBezerra, Thaíse Alves-
dc.contributor.authorMedeiros, Ana Claúdia Torres de-
dc.contributor.authorMedeiros, Fabíola de Araújo Leite-
dc.date.accessioned2020-07-28T12:53:34Z-
dc.date.available2020-07-28T12:53:34Z-
dc.date.issued2020-07-17-
dc.identifier.citationGUIMARAES, Julianna de Albuquerque Melo et al. Percepções de estudantes de Enfermagem sobre cuidados paliativos. Rev Rene, Fortaleza, v. 21, e44033, jul. 2020.pt_BR
dc.identifier.issn2175-6783-
dc.identifier.urihttp://periodicos.ufc.br/rene/article/view/44033/161798-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53156-
dc.description.abstractObjective: to understand the perceptions of nursing students at a public university about palliative care. Methods:qualitative research, carried out with 66 nursing students, from the sixth to the ninth period in progress. A script was used with questions about perceptions, experiences during the course and whether or not there was an approach to the contents of the undergraduate course in palliative care. Data compiled by content analysis. Results: two thematic categories emerged: fear and frustration, divisors in the search for dignity in terminality and incipience in academic training and a reductionist view of palliative care. Conclusion: there was a need to obtain knowledge aimed at comprehensive care for human beings, in the most humanistic perspective, which respects the needs of individuals, especially when related to palliative care.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRev Renept_BR
dc.subjectEducação em Enfermagempt_BR
dc.subjectCuidados Paliativospt_BR
dc.subjectAtenção à Saúdept_BR
dc.titlePercepções de estudantes de Enfermagem sobre cuidados paliativospt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrObjetivo: compreender as percepções de graduandos de Enfermagem de uma universidade pública sobre cuidados paliativos. Métodos: pesquisa qualitativa, realizada com 66 acadêmicos de Enfermagem, do sexto ao nono período em curso. Utilizou-se de roteiro com questões sobre percepções, vivências durante o curso e se houve ou não abordagem de conteúdos da graduação em cuidados paliativos. Dados compilados pela análise de conteúdo. Resultados: emergiram duas categorias temáticas: Medo e frustração: divisores na busca pela dignidade na terminalidade e Incipiência na formação acadêmica e visão reducionista de cuidados paliativos. Conclusão: verificou-se a necessidade de obtenção de conhecimentos voltados ao cuidado integral do ser humano, na perspectiva mais humanística, que respeite as necessidades dos indivíduos, principalmente quando relacionadas aos cuidados paliativos.pt_BR
dc.title.enNursing students' perceptions of palliative carept_BR
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