Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/53115
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Késio, Gérison Fernandes Lopes | - |
dc.date.accessioned | 2020-07-24T12:06:02Z | - |
dc.date.available | 2020-07-24T12:06:02Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | KEZIO, Gérison Fernandes Lopes. Oralismo, comunicação total e bilinguísmo: propostas educacionais e o processo de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita de surdos. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL DE LETRAS , 1., 8 a10 de jun.2016, Bacabal (MA). Anais... Bacabal (MA): EDUFMA. 2016. p. 166-180. Tema: Linguagem e diversidade cultural. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53115 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | EDUFMA | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Vertentes Educacionais | pt_BR |
dc.subject | Língua Portuguesa para Surdos. | pt_BR |
dc.title | Oralismo, comunicação total e bilinguísmo: propostas educacionais e o processo de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita de surdos | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O referido trabalho apresenta uma reflexão partir das vertentes Oralista, Comunicação Total e Bilíngue para Surdos e o processo de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita. A problemática consiste na dificuldade da elaboração de um discurso escrito, pelo surdo, pois, a forma como os surdos escrevem não está bem articulada de acordo com a estrutura gramatical da Língua oral. É de suma importância entender as especificidades do processo de aprendizagem da escrita da Língua Oral de nosso país, especialmente as dificuldades que marcam o processo de ensino da pessoa surda, visto que, este é um sujeito bilíngue, entendendo que este tem a língua de sinais como sua primeira língua, para assim pensar soluções e propor alternativas que melhorem a prática pedagógica, favorecendo um aprendizado efetivo para que o surdo possa aprender os demais conteúdos acadêmicos que chegam para eles através da escrita da língua oral, sua segunda língua, proporcionando desse modo um desempenho de leitura e escrita compatível a sua escolaridade. Como referência foram utilizados os estudos de autores como Quadros (1997 e 1998), Fernandes (1999), Goldfeld (2002), Salles (2004), Capovilla (2001), Ciccone (1990), Pereira (1999 e 2000), Ferreiro e Teberosky (1993). | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGL - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_art_gflkesio2.pdf | 115,9 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.