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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorKésio, Gérison Fernandes Lopes-
dc.date.accessioned2020-07-24T12:06:02Z-
dc.date.available2020-07-24T12:06:02Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationKEZIO, Gérison Fernandes Lopes. Oralismo, comunicação total e bilinguísmo: propostas educacionais e o processo de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita de surdos. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL DE LETRAS , 1., 8 a10 de jun.2016, Bacabal (MA). Anais... Bacabal (MA): EDUFMA. 2016. p. 166-180. Tema: Linguagem e diversidade cultural.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53115-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEDUFMApt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectVertentes Educacionaispt_BR
dc.subjectLíngua Portuguesa para Surdos.pt_BR
dc.titleOralismo, comunicação total e bilinguísmo: propostas educacionais e o processo de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita de surdospt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO referido trabalho apresenta uma reflexão partir das vertentes Oralista, Comunicação Total e Bilíngue para Surdos e o processo de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita. A problemática consiste na dificuldade da elaboração de um discurso escrito, pelo surdo, pois, a forma como os surdos escrevem não está bem articulada de acordo com a estrutura gramatical da Língua oral. É de suma importância entender as especificidades do processo de aprendizagem da escrita da Língua Oral de nosso país, especialmente as dificuldades que marcam o processo de ensino da pessoa surda, visto que, este é um sujeito bilíngue, entendendo que este tem a língua de sinais como sua primeira língua, para assim pensar soluções e propor alternativas que melhorem a prática pedagógica, favorecendo um aprendizado efetivo para que o surdo possa aprender os demais conteúdos acadêmicos que chegam para eles através da escrita da língua oral, sua segunda língua, proporcionando desse modo um desempenho de leitura e escrita compatível a sua escolaridade. Como referência foram utilizados os estudos de autores como Quadros (1997 e 1998), Fernandes (1999), Goldfeld (2002), Salles (2004), Capovilla (2001), Ciccone (1990), Pereira (1999 e 2000), Ferreiro e Teberosky (1993).pt_BR
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