Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/53024
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Ellem Kyara Pessoa dos-
dc.contributor.authorAragão, Maria do Socorro Silva de-
dc.date.accessioned2020-07-21T09:03:28Z-
dc.date.available2020-07-21T09:03:28Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationSANTOS, Ellem Kyara Pessoa dos; ARAGÃO, Maria do Socorro Silva de. Sociolinguística e o ensino de língua portuguesa: uma abordagem pedagógica para sala de aula. Afluente: Revista de Letras e Linguística, Bacabal (MA), v. 5, n. 15, p. 307-323, jan./jun. 2020.pt_BR
dc.identifier.issn2525-3441-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53024-
dc.description.abstractThis article aims to discuss the use of linguistic varieties in the classroom. In this direction, the intention is to promote a critical reflection on sociolinguistics applied to teaching, that is, Educational sociolinguistics. Since, Sociolinguistics investigates the phenomenon of linguistic diversity, which takes place in four levels, which will be addressed in this study. The proposal, therefore, is to understand how the Portuguese Language teachers of Basic Education use Sociolinguistics in the classroom and how they promote this discussion, whether it is productive or not. And, like us researchers, we can favor subsidies to improve such classes. This research is anchored in some theoretical references, such as Rodolfo Ilari (2001), Marcos Bagno (2004, 2008), Maria Cecília Mollica (2004), among others. In addition, also, some educational documents such as the Pcns (1997). In order to present the relevance of Sociolinguistics in the classroom, it will be sought to apply the theories that will support this work to the linguistic heterogeneity, which occurs because the language is alive, dynamic and constantly evolving. This bias also explores issues such as linguistic prejudice. Stressing, also, the importance of the work of teachers facing this problem. The aim is therefore to provide a critical reflection on linguistic diversity and its concrete application in classroom practice. Thus, the aim is to contribute positively to the teaching of the Portuguese language.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherAfluente: Revista de Letras e Linguísticapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSociolinguísticapt_BR
dc.subjectSociolinguística Educacionalpt_BR
dc.subjectVariedade linguísticapt_BR
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.titleSociolinguística e o ensino de língua portuguesa: uma abordagem pedagógica para sala de aulapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente artigo tem por objetivo discutir o uso das variedades linguísticas em sala de aula. Nessa direção, o intento é promover uma reflexão crítica acerca da Sociolinguística aplicada ao ensino, ou seja, a Sociolinguística Educacional. Uma vez que, a Sociolinguística investiga o fenômeno da diversidade linguística, a qual se realiza em quatros níveis, que serão abordados nesse estudo. A proposta, portanto, é compreender como os professores de Língua Portuguesa da Educação Básica utilizam a Sociolinguística em sala de aula e de que forma eles promovem essa discussão, se está sendo produtiva ou não. E, como nós, pesquisadores, podemos favorecer subsídios para melhorar tais aulas. Esta pesquisa está ancorada em alguns referenciais teóricos, como Rodolfo Ilari (2001), Marcos Bagno (2004, 2008), Maria Cecília Mollica (2004), entre outros. Além, também, de alguns documentos educacionais como os PCNs (1997). Para apresentar a relevância da Sociolinguística em sala de aula buscar-se-á aplicar as teorias, que fundamentarão este trabalho, à heterogeneidade linguística, a qual ocorre em virtude da língua ser viva, dinâmica e estar em constante evolução. Nesse viés, explora-se, ainda, questões como o preconceito linguístico. Salientando, inclusive, a importância do trabalho do docente frente a essa problemática. Busca-se, portanto, propiciar uma reflexão crítica acerca da diversidade linguística e sua concreta aplicação na prática de sala de aula. Destarte, almeja-se contribuir positivamente para o ensino de língua portuguesa.pt_BR
dc.title.enSociolinguistics and Portuguese Language teaching: a pedagogical approach to the classroompt_BR
Aparece nas coleções:PPGL - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_art_ekpsantosmssaragao.pdf377,86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.