Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52993
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Recuperação da informação em saúde: construção, modelos e estratégias
Autor(es): Araújo, Wánderson Cássio Oliveira
Palavras-chave: Ciências da saúde;Estratégias de busca;Recuperação da informação
Data do documento: 2020
Instituição/Editor/Publicador: Convergências em Ciência da Informação
Citação: ARAÚJO, Wánderson Cássio Oliveira. Recuperação da informação em saúde: construção, modelos e estratégias. Convergências em Ciência da Informação, v. 3, n. 2, p. 100-134, maio/ago. 2020.
Resumo: Recuperar informações em saúde para a tomada de decisões baseada em evidências é um desafio. No entanto, é importante que, mesmo ciente das dificuldades existentes, os profissionais da informação e pesquisadores da área da saúde estejam capacitados para tal tarefa. A recuperação da informação em saúde dispõe de métodos consolidados e amplamente utilizados para este fim, mas ainda há um certo nível de dificuldade por parte dos pesquisadores para a elaboração de estratégias de buscas eficazes. O presente trabalho busca simplificar este processo a partir de um esquema lógico convertido em um modelo prático baseado em 5 etapas: extração, conversão, combinação, construção e uso. Este esquema tem por finalidade sistematizar de forma padronizada a elaboração de estratégias de busca. Para tal, apresenta-se o uso prático dos modelos de estratégia de busca PICO, PICo, PICOT, PICOD, SPICE, SPIDER, PCC, ECLIPSE e sugere o TQO como um novo modelo.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52993
ISSN: 2595-4768
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:BU - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_art_wcoaraujo.pdf551,1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.