Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52985
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Letramento hipertextual: um amálgama de letramentos demandados em cursos on-line
Título em inglês: Hypertextual literacy: an amalgam of literacies required for programs offered in a web-based format
Autor(es): Pinheiro, Regina Cláudia
Araújo, Júlio César Rosa de
Palavras-chave: Letramento;Hipertexto;Letramento hipertextual;Ensino a Distância
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Trabalhos de Linguística Aplicada (TLA)
Citação: PINHEIRO, Regina Cláudia; ARAÚJO, Júlio César Rosa de. Letramento hipertextual: uma amálgama de letramentos demandados em cursos on-line. Trabalhos de Linguística Aplicada (TLA), Campinas (SP), n. 55.2, p. 401-430, mai./ago. 2016.
Resumo: Este artigo tem o objetivo de redefinir o conceito de letramento hipertextual, cunhado por Bolter (1998), visto que este não contempla mais as atuais práticas sociais mediadas por hipertextos. A base teórica que sustenta este empreendimento acadêmico procede, principalmente, de Scribner; Cole (1981), Bolter (1998), Semali (2001), Soares (2000), Cavalcante Jr. (2003), Street (2003), Primo; Recuero (2006), Martin (2008), Barton (2009), Lemke (2010), Pinheiro; Araújo (2012) e Hardy-Vallée (2013). A metodologia que tornou exequível o referido objetivo foi um estudo de caso da produção de material didático on-line que se destinava a cursos de graduação a distância da Universidade Federal do Ceará (UFC) em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB). Os sujeitos que participaram da pesquisa foram professores conteudistas, responsáveis pela elaboração do conteúdo didático, e equipe de transição didática, uma das responsáveis pela hipertextualização do material. Os instrumentos e técnicas utilizados para construção dos dados foram: (i) entrevista semiestruturada com os sujeitos, (ii) acompanhamento da elaboração por parte dos professores (iii) acompanhamento presencial do trabalho da equipe de transição didática e (iv) análise do material elaborado em suas três versões: a elaboração do professor, a versão da equipe de transição didática e a versão final do material no ambiente web. A análise permite a conclusão de que os letramentos praticados pelos sujeitos da pesquisa podem ser categorizados em tradicional, oral, visual, tecnológico, comunicacional e informacional, os quais se inter-relacionam e um ou outro pode se sobressair. Sendo assim, o conceito de letramento hipertextual a que chegamos se configura como práticas sociais mediadas por hipertexto, através das quais podem ser identificados diversos tipos de letramentos que se harmonizam para a produção de sentidos.
Abstract: In this paper we redefine the concept of hypertextual literacy, which was proposed by Bolter (1998), because it does not fit anymore in the current social practices that are mediated by hypertexts. For this, we used the following references: Scribner; Cole (1981); Bolter (1998); Semali (2001); Soares (2000); Cavalcante Jr. (2003); Street (2003); Primo and Recuero (2006); Martin (2008); Barton (2009); Lemke (2010); Pinheiro and Araújo (2012); and Hardy-Vallée (2013). We worked with a Case Study Method upon the didactic material that is produced for undergraduate programs offered in a web-based format at the Federal University of Ceará (UFC/Brazil), in a partnership with the Open University of Brazil system (UAB). The subjects of the research were professors, known as “professores conteudistas” at UFC, who write the didactic content of the material, as well the team of technical personnel that is responsible for the transformation of the printed material into hypertextual content. Our instruments and techniques were: (i) Semi structured interviews, (ii) Sessions of accompaniment regarding the creation of material by some of the professors, (iii) Sessions of accompaniment regarding the work of the team of technical personnel, and finally, (iv) Analysis of the material in its three versions: the printed version written by the professors; the suggestion of the team of technical personnel for web-based format, and its final version that is exhibited on the web. The analyses show that the literacies, which we found, can be categorized as traditional, oral, visual, technological, communicational, and informational. In addition, we observed they interact with each other, and that some of them can gain prominence over others. Therefore, the concept of hypertextual literacy can be redefined as being social practices mediated by hypertext, through which we can identify several types of literacies, harmonizing among themselves within the process of sense making.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52985
ISSN: 2175-764X
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_art_rcpinheirojcraraujo.pdf1,56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.