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dc.contributor.authorXavier, Monalisa Pontes-
dc.contributor.authorAquino, Cassio Adriano Braz de-
dc.contributor.authorMiranda, Luciana Lobo-
dc.date.accessioned2020-07-17T18:30:40Z-
dc.date.available2020-07-17T18:30:40Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.citationXAVIER, Monalisa Pontes; AQUINO, Cássio Adriano Braz de; MIRANDA, Luciana Lobo. A caverna: um retrato literário da inserção do sujeito no emergente modelo de produção moderno. Psicologia Clínica, Rio de Janeiro (RJ), v. 22, n. 2, p. 131-145, 2010.pt_BR
dc.identifier.issn0103-5665-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52981-
dc.description.abstractThis text makes a reading of The cave, by José Saramago, searching the interface of this production with questions concerning to Psychology, specifically the connection between work and its influence in the process of subjectivity production. Reality- Based literary portrayed, the essay raises questions about the advent of Modernity, historical period used as background of the storyline development, as well as the insertion of the subject in this new era, depicted by the industrial production model and the establishment of that model as a prevailing way of life of the modern societies. The transition scenario to a new social order composes the drama of the Algor family, broaching the metamorphosis suffered by the working, and which were imposed to the worker, in virtue of the emerging social-historical organization.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherPsicologia Clínicapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectA cavernapt_BR
dc.subjectTrabalhopt_BR
dc.subjectSubjetvidadept_BR
dc.subjectSociedades modernaspt_BR
dc.titleA caverna: um retrato literário da inserção do sujeito no emergente modelo de produção modernopt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente texto realiza uma leitura da obra A caverna, de José Saramago, buscando a interface dessa produção com questões concernentes à Psicologia. Mais especificamente, a relação entre o trabalho e sua influência no processo de produção de subjetividades. Com base na realidade literária retratada, o ensaio levanta questões relativas ao advento da Modernidade (período histórico em que a narrativa se passa); a inserção do sujeito nessa nova época, caracterizada pelo modelo industrial de produção; e seu estabelecimen-to como modo de vida predominante das sociedades modernas. O cenário de transição para uma nova ordem social contextualiza o drama da família Algor. Além disso, aborda as metamorfoses sofridas pelo trabalho e que são impostas ao trabalhador, em virtude da organização sócio-histórica então emergente.pt_BR
dc.title.enThe cave: a literary portrait of the subject insertion in the emerging model of modern production-
Aparece nas coleções:DPSI - Artigos publicados em revistas científicas

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