Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52978
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Os arranjos flexíveis da temporalidade laboral nos discursos de professores da educação online |
Título em inglês: | The ' flexible arrangements' of labour temporality in speeches of online education teachers |
Autor(es): | Ponte, Felipe Teófilo Aquino, Cassio Adriano Braz de |
Palavras-chave: | Tempo;Trabalho;Flexibilidade Pedagógica;Educação à distância;Tecnologia Educacional |
Data do documento: | 2013 |
Instituição/Editor/Publicador: | Cadernos Camilliani |
Citação: | PONTE, Felipe Teofilo; AQUINO, Cássio Adriano Braz de. Os arranjos flexíveis da temporalidade laboral nos discursos de professores da educação online. Cadernos Camilliani, Cachoeiro de Itapemirim (ES), v. 14, n. 3, p. 280-291, set./dez. 2013. |
Resumo: | O objetivo deste estudo é investigar como os professores da educação on-line vivenciam o redimensionamento da temporalidade laboral. Por meio da abordagem qualitativa, com enfoque no estudo dos discursos dos próprios trabalhadores, abordamos a articulação entre as categorias tempo e trabalho com a pretensão de analisar criticamente as mudanças na estrutura de trabalho, bem como as repercussões que essas transformações produziram na subjetividade dos trabalhadores. Mediante a aplicação de entrevista semiestruturada e o recurso metodológico da análise sociohermenêutica do discurso, analisamos como esses profissionais constroem e reproduzem o sistema temporal em suas atividades laborais. Como fruto deste estudo, encontramos no professor da educação on-line um agente social que explicita em sua realidade os imperativos dos mecanismos flexíveis de produção. As falas dos professores da educação on-line ressaltam uma configuração laboral demarcada por uma variabilidade temporal e pela ausência de um tempo de trabalho rígido e inflexível, modelo quase hegemônico na sociedade salarial. Além disso, observamos uma temporalidade de trabalho que se dilui para outros tempos sociais (família, lazer, cultura) passando, na maioria das vezes, a interferir no cotidiano desses profissionais. |
Abstract: | The aim of this study is to investigate how online education teachers experience resizing the labor temporality. Through qualitative approach, emphasizing the study of discourses of the workers themselves, we address the relationship between the categories of time and work with the intention to critically analyze changes in the structure of work and the impact that these changes produced in the subjectivity of workers. By applying semi- -structured interview and the methodological resource of the social and hermeneutic analysis of discourse, we analyze how these professionals build and reproduce the temporal system in their work activities. As a result of this study, we found in online education teachers a social agent that explicit in their reality the imperatives of the flexible mechanisms of production. The words of online education teachers point out a labor setting marked by a temporal variability and by the absence of a time of hard and inflexible work, which is almost an hegemonic model in wage society. Moreover, we observed a temporality of work that is diluted to other social times (family, leisure, culture) which often interferes in the daily lives of these professionals. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52978 |
ISSN: | 1518-0395 (impresso) |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | DPSI - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2013_art_ftpontecabaquino.pdf | 241,38 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.