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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCosta, Claudiene dos Santos-
dc.contributor.authorLima, Maria Érica de Oliveira-
dc.date.accessioned2020-07-16T11:47:37Z-
dc.date.available2020-07-16T11:47:37Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationCOSTA, Claudiene dos Santos; LIMA, Maria Érica de Oliveira. Mediatização do pertencimento: a escuta pela internet do programa de rádio “Sábado de todas as maneiras”. In: SOUSA, Jorge Pedro (org.) Jornalismo e Estudos Mediáticos – Memória III. Porto: Edições Universidade Fernando Pessoa, 2020. p. 233-243.pt_BR
dc.identifier.isbn978-989-643-160-0-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52946-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEdições Universidade Fernando Pessoapt_BR
dc.subjectMediatizaçãopt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectRádiopt_BR
dc.subjectInternetpt_BR
dc.titleMediatização do pertencimento: a escuta pela internet do programa de rádio “Sábado de todas as maneiras”pt_BR
dc.typeCapítulo de Livropt_BR
dc.description.abstract-ptbrAnalisamos a transmissão pela internet do programa de rádio “Sábado de todas as maneiras”. Há 22 anos ele é apresentado em Sobral, Ceará, na região nordeste do Brasil, com produção e apresentação do humorista Tupinambá Marques. Seu conteúdo é baseado nos lugares, hábitos e moradores daquela cidade, e por apresentar histórias locais e uma memória coletiva (Halbwachs, 1990), gera identificação com o público que compartilha daquele repertório e, por ter iniciado transmissão via internet, tornou-se independente o fato de se estar na cidade para tornar-se ouvinte, propiciando seu acompanhamento por quem mora em outras cidades, estados e até países. Consideramos que o veículo atua na manutenção de um senso de pertencimento à Sobral, pois o humor requer compartilhamento de repertório com os ouvintes para se fazer inteligível e gerar o riso (Bergson, 1987). Com a metodologia de etnografia virtual (Hine, 2000) de interações de ouvintes do programa na página do radialista no Facebook, averiguamos a mediatização (Figueiras, 2017) de aspectos das identidades culturais (Hall, 1996) de pessoas nascidas naquela região, mas que hoje moram em outros locais e têm nos conteúdos em múltiplas plataformas (Jenkins, 2009) a possibilidade de viver o pertencimento com significações atualizadas na contemporaneidade de fluxos globalizados de pessoas e informações.pt_BR
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