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dc.contributor.authorPinto, Monick Munay Dantas da Silveira-
dc.contributor.authorLima, Samuel de Carvalho-
dc.date.accessioned2020-07-15T09:37:24Z-
dc.date.available2020-07-15T09:37:24Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationPINTO, Monick Munay Dantas da Silveira; LIMA, Samuel de Carvalho. O ensino do relatório de aula prática na educação profissional: os efeitos de uma intervenção pedagógica na escrita de jovens e adultos. Fólio – Revista de Letras, Vitória da Conquista (BA), v. 11, n. 2, p. 245-266, jul./dez. 2019.pt_BR
dc.identifier.issn2176-4182-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52924-
dc.description.abstractThis article aims to analyze the teaching-learning process of the discursive genre report of practical class in the context of Professional Education. It dialogues with the perspective of the literacy projects to teach discursive genres in the perspective of the curriculum of the Youth and Adult Education through the pedagogical intervention. The intervention is carried out through a Portuguese teaching proposal with 20 hours of activities of reading, analysis and production of the technical-scientific genre report of practical class in order to assist in the training of students in the context of Professional Education. With the mediation of the teacher-researcher, the reading and analysis of reports led the students to identify the relative stability of the genre in function of its compositional structure. From the emergent model of pedagogical mediation in the classroom, 2 written activities were accomplished to report practical classes experienced by the students during the semester of the intervention. Data analysis showed that students are able to satisfactorily fulfill the writing of the report in order to respect its compositional structure when they are given the opportunity to build this knowledge and make it meaningful through pedagogical mediation, and not just follow models which are brought to the classroom already elaborated. It is concluded that the genre report of practical classes should be an object of conscious and informed teaching-learning process in Professional Education, as it is widely used by teachers from technical courses, as well as the it assists the development of literacy that guarantees a reflexive participation in society in which students take part.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFólio – Revista de Letraspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectGênero discursivo relatório de aula práticapt_BR
dc.subjectEducação Profissionalpt_BR
dc.subjectIntervenção Pedagógicapt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.titleO ensino do relatório de aula prática na educação profissional: os efeitos de uma intervenção pedagógica na escrita de jovens e adultospt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste artigo tem por objetivo analisar o processo de ensino-aprendizagem do gênero discursivo relatório de aula prática no contexto da Educação Profissional. Dialoga-se com a perspectiva dos projetos de letramento para realizar o ensino de gêneros discursivos na perspectiva do currículo da Educação de Jovens e Adultos através da intervenção pedagógica. A intervenção é concretizada por meio de uma proposta de ensino de língua portuguesa com 20h de atividades de leitura, análise e produção do gênero técnico-científico relatório de aula prática de modo a auxiliar na formação dos alunos no contexto da Educação Profissional. Com a mediação da professora-pesquisadora, a leitura e a análise de relatórios levaram os alunos a identificarem a relativa estabilidade do gênero em função de sua estrutura composicional. Partindo do modelo emergente da mediação pedagógica em sala de aula, foram realizadas 2 atividades de escrita de relatórios de aulas práticas vivenciadas pelos alunos durante o semestre da intervenção. A análise dos dados revelou que os alunos conseguem atender satisfatoriamente a escrita do relatório visando o cumprimento de sua estrutura composicional quando lhes é dada a oportunidade de construir esse conhecimento e torná-lo significativo a partir da mediação pedagógica, e não apenas seguir modelos que são levados à sala de aula já previamente elaborados. Conclui-se que o gênero relatório de aula prática deve constituir-se objeto de ensino-aprendizagem consciente e informado na Educação Profissional, pois é bastante utilizado pelos professores das disciplinas técnicas, bem como oportuniza o desenvolvimento dos letramentos que garantem participação reflexiva na sociedade onde atuam.pt_BR
dc.title.enThe teaching of the report of the practical class in professional education: the effects of a pedagogical intervention on young and adult's writingpt_BR
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