Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52922
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAndrade, Francisco Rogiellyson da Silva-
dc.contributor.authorLima, Priscila Sandra Ramos de-
dc.contributor.authorGomes, Dannytza Serra-
dc.date.accessioned2020-07-15T09:36:27Z-
dc.date.available2020-07-15T09:36:27Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationANDRADE, Francisco Rogiellyson da Silva; LIMA,Priscila Sandra Ramos de; GOMES, Dannytza Serra. A ressignificação do ensino de leitura propiciada pela formação docente: um estudo de caso a partir de narrativas de vida. Fólio – Revista de Letras, Vitória da Conquista (BA), v. 12, n. 1, p. 441-463, jan./jun. 2020.pt_BR
dc.identifier.issn2176-4182-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52922-
dc.description.abstractIn this article, which is a result of our studies in the Master's course, we have as main objective to analyze conceptions of reading that emerge from the narrative of experience and praxis about reading by a literacy teacher who, at the time she was interviewed, was still graduate student in Pedagogy. For this, we start from the theoretical considerations of Kleiman (1997), Silva (1999), Koch; Elias (2012) and Braggio (1992), authors who synthesize the main conceptions of reading that guide pedagogical actions within the scope of teaching this skill. Methodologically, we established a dialogue between the ethnosociology of Bertaux (2010) and the clinical data collection and analysis approach proposed by Vasconcelos (2005), defending a methodology that adopts life narratives as an object of analysis in an inductive perspective of hypothesis construction, based on the case studies. The analysis shows that the experiences of the teacher, in her narration, were traumatic, as they were only a way to evaluate the interpretation. As a result, the theoretical-methodological discussions reframed the way the teacher selects activities to work on reading. We conclude that it is important to have a solid initial and continuous professional training that can make teachers always rethink their conceptions and methodologies.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFólio – Revista de Letraspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEtnossociologiapt_BR
dc.subjectAbordagem clínica de coleta e análise de dadospt_BR
dc.subjectEnsino de leiturapt_BR
dc.subjectConcepções de leiturapt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.titleA ressignificação do ensino de leitura propiciada pela formação docente: um estudo de caso a partir de narrativas de vidapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrNeste artigo, que é decorrente de nossos estudos no curso de Mestrado, temos como objetivo principal analisar concepções de leitura que emergem a partir da narrativa de experiência e de práxis sobre leitura de uma professora alfabetizadora que, à época em que foi entrevistada, ainda era estudante de graduação em Pedagogia. Para isso, partimos das considerações teóricas de Kleiman (1997), Silva (1999), Koch; Elias (2012) e Braggio (1992), autores que sintetizam as principais concepções de leitura que norteiam as ações pedagógicas no âmbito do ensino dessa habilidade. Metodologicamente, estabelecemos diálogo entre a etnossociologia de Bertaux (2010) e a abordagem clínica de coleta e análise de dados proposta por Vasconcelos (2005), defendendo uma metodologia que adota como objeto de análise narrativas de vida numa perspectiva indutiva de construção de hipóteses, com base nos estudos de caso. A análise demonstra que as experiências da professora, em sua narração, foram traumáticas, pois eram somente uma maneira de avaliar a interpretação. Em decorrência disso, as discussões teórico-metodológicas acadêmicas ressignificam a maneira como a professora seleciona atividades para trabalhar a leitura. Conclui-se que é importante uma sólida formação profissional universitária inicial e continuada que possa fazer os docentes repensarem suas concepções e metodologias.pt_BR
dc.title.enThe reframe of reading teaching provide by teacher training: a case study from life narrativespt_BR
Aparece nas coleções:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_art_frsandradepsrlima.pdf303,24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.