Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52912
Tipo: Artigo de Periódico
Título: A obra de Sebastião Salgado e o desvelamento do olhar
Título em inglês: Sebastião Salgado´s work and the unveiling of the Gaze
Autor(es): Veras, Mariana Lopes
Laboreiro, Tabata Isis Silva
Pereira, Caciana Linhares
Palavras-chave: Psicanálise;Olhar;Salgado, Sebastião, 1944-
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Revista Extensão em Ação
Citação: VERAS, Mariana Lopes; LABOREIRO, Tabata Isis Silva; PEREIRA, Caciana Linhares. A obra de Sebastião Salgado e o desvelamento do olhar. Revista Extensão em Ação, Fortaleza, v. 3, n. 12, p. 58-66, out./ dez. 2016.
Resumo: O Projeto de Extensão “Cine Freud, Cultura e Arte” apresentou em 2016 o filme-documentário “O Sal da Terra”, codirigido por Wim Wenders e Juliano Ribeiro Salgado. A película narra a trajetória do fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado, que tem como marca fundamental de sua obra “o olhar”. A partir dos efeitos suscitados pelo filme e pela obra do fotógrafo, recorreu-se às concepções de Jacques Lacan sobre “o olhar”, a “função quadro” e a “função mancha” para direcionar este estudo. A investigação permitiu observar que Sebastião Salgado subverte certo lugar comum na fotografia –e que coincide com uma posição do “eu”como aquele que "vê" ou "domina" o objeto visado –instaurando um olhar particular que descentraliza o Eu: nesta fotografia, somos vistos em nosso ponto de desfalecimento. O relato de experiências apresenta ainda algumas concepções e considerações para promoção de debates sobre o olhar e a fotografia social.
Abstract: The extension project “Cine Freud, Cultura e Arte” presented in 2016 the documentary “The Salt of the Earth”, codirected by Wim Wenders and Juliano Ribeiro Salgado. The movie portrays Sebastião Salgado's trajectory, a brazilian photographer, whose fundamental mark of his work is “the gaze”. By means of the effects caused by the film-documentary and the photographer's work, resorted Jacques Lacan's conceptions on “the gaze”, “picture function” and “stain function” to direct the study of this study. The investigation allowed us to notice that Sebastião Salgado subverts a certain common place in photography, that matches with a position in which the “I”-subject is that one who “sees” and “dominates” the object looked, instituting a particular gaze that decentralizes the “I”-subject: in this photograph, we are seen at our point of failure.The experience report also presents a fewnotions andconsiderations about gazing and social photography.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52912
ISSN: 2316-400X
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DPSI - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_art_mlverastislaboreiro.pdf425,3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.