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dc.contributor.authorPereira, Livya Lea de Oliveira-
dc.contributor.authorPontes, Valdecy de Oliveira-
dc.date.accessioned2020-07-14T09:41:03Z-
dc.date.available2020-07-14T09:41:03Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationPEREIRA, Livya Lea de Oliveira; PONTES, Valdecy de Oliveira. Professores de língua espanhola no estado do Ceará: crenças sobre diversidade linguística e perspectivas de ensino atuais. Revista Calidoscópio, São Leopoldo (RS), v. 17, n. 2, p. 361-382, maio/ago. 2019.pt_BR
dc.identifier.issn2177-6202-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52902-
dc.description.abstractThe beliefs of a teacher about language, culture, teaching-learning process, among other aspects, may reflect on their actions, methodologies, teaching strategies and their students’ learning. In this context, considering that the Spanish language is official language in more than 21 countries and each of them has particularities and richness of linguistic variations and cultural traditions, this work proposal seeks to investigate the beliefs of Spanish teachers of the State of Ceará about diversity language and the pers- pectives for their teaching. For this, the paper bases on studies on beliefs situated in the area of Applied Linguistics and Educational Sociolinguistics. In addition, to obtain the data, we applied questionnaires with Spanish teachers of the state public network and / or language schools. As a result, we found that most of the 27 teachers investigated chose to speak a peninsular variety; however, they are not favorable to the valorization of this variety in the didactic approach of the diversity of the Spanish language.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Calidoscópiopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLinguística Aplicadapt_BR
dc.subjectSociolinguística Educacionalpt_BR
dc.subjectLinguística - Aspectos culturaispt_BR
dc.subjectLíngua espanholapt_BR
dc.subjectVariação linguísticapt_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.titleProfessores de língua espanhola no estado do Ceará: crenças sobre diversidade linguística e perspectivas de ensino atuaispt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrAs crenças de um professor(a) sobre língua, cultura, processo de ensino- -aprendizagem, entre outros diversos aspectos, refletem-se nas suas ações, metodo- logias, estratégias de ensino e aprendizagem de seus alunos. Nesse contexto, consi- derando que a língua espanhola é falada como língua oficial em mais de 21 países e cada um deles possui particularidades e riqueza de variações linguísticas e tradições culturais, essa proposta busca investigar as crenças de professores de espanhol do Estado do Ceará acerca da diversidade linguística dessa língua e das perspectivas para o seu ensino. Para tanto, baseia-se em estudos sobre crenças, situados na área de Linguística Aplicada e Sociolinguística Educacional. Além disso, a obtenção dos dados foi realizada mediante a aplicação de questionários via online com professores de espanhol da rede pública estadual e/ou escolas de idiomas. Como resultado, averi- guamos que a maioria dos 27 professores investigados opta por falar uma variedade peninsular, no entanto, não se mostram favoráveis à valorização dessa variedade na abordagem didática da diversidade da língua espanhola.pt_BR
dc.title.enSpanish teachers in the state of Ceará: beliefs about language diversity and current education perspectivespt_BR
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