Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52880
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGomes, Priscila Hadassa Rabelo-
dc.contributor.authorSouza, Filipe Ramalheiro Venâncio de-
dc.contributor.authorPereira, Caciana Linhares-
dc.date.accessioned2020-07-10T19:17:02Z-
dc.date.available2020-07-10T19:17:02Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationGOMES, Priscila Hadassa Rabelo; SOUZA, Filipe Ramalheiro Venâncio de; PEREIRA, Caciana Linhares. Identificação e imagem: uma leitura psicanalítica do seriado Black Mirror. Revista Extensão Em Ação, v. 2, n. 14, jul./dez. 2017.pt_BR
dc.identifier.issn2316-400X-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52880-
dc.description.abstractBased on the assumption that art testimonies the spirit of a time, this article exposes briefly the concepts of identification and image, both articulated to theepisode White Bear (2013),of the acclaimed series Black Mirror,exhibited as part of the Extension Project Cine Freud, Cultura e Arte in 2017.1. The methodology was organizedby the episode analysis, by the elements focused on the debate,and by bibliographic research. The hypothesis raised along is that the episode exposes the appeal to the imagein the current social functioning. Appeal that was discussed to its unfolding and to what sent us to the logic of the functioning of amyth. It was noticed that the debordian critique around the notion of "historical" could be articulated to aspects of psychoanalysis ethical proposition in its relation to the emergence of the subject. The subject itself, here, is situated at the rupture zone face the specular logic, pointing to the irreducible character of the alterity.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Extensão Em Açãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPsicanálisept_BR
dc.subjectBlack Mirrorpt_BR
dc.subjectIdentificaçãopt_BR
dc.subjectImagempt_BR
dc.titleIdentificação e imagem: uma leitura psicanalítica do seriado Black Mirrorpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrPartindo do pressuposto de que a arte testemunha o espírito de um tempo, o artigo faz uma breve exposição dos conceitos de identificação e imagem, articulando-os ao episódio Urso Branco (2013), do aclamado seriado Black Mirrore exibido no Projeto de Extensão Cine Freud, Cultura e Arte em 2017.1. A metodologia ordenou-se pela análise do episódio, pelos elementos focalizados no debate e pela pesquisa bibliográfica. A hipótese levantada é a de que o episódio expõe o apelo à imagem presente no atual funcionamento social. Deste apelo, falamos de seus desdobramentos e daquilo que nos remete à lógica de funcionamento do mito. Observamos que a crítica debordiana em torno da noção do "histórico" pode articular-se a aspectos da proposição ética da psicanálise em sua relação com a emergência do sujeito. O sujeito, aqui, situa-se numa zona de ruptura frente à lógica especular, apontando para o caráter irredutível da alteridade.pt_BR
dc.title.enIdentification and image: a pshychoanalitc reading of The Black Mirror Seriespt_BR
Aparece nas coleções:DPSI - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_art_phrgomesfrvsouza.pdf651 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.