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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorOliveira Junior, Antonio Wellington de-
dc.contributor.authorBarros, Luana Magalhães de-
dc.date.accessioned2020-07-10T15:45:47Z-
dc.date.available2020-07-10T15:45:47Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52875-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectIdentidade de gêneropt_BR
dc.subjectPerformancept_BR
dc.subjectTeatropt_BR
dc.subjectUniverso Transpt_BR
dc.titleBR Trans em falas e sussurros: teatro, performance e transexualidadept_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrO teatro sempre foi fonte de curiosidade. O Coletivo As Travestidas me provocou a adentrar um universo desconhecido, o das transexuais e travestis. Quatro anos depois de me deparar com Gisele Almodóvar pela primeira vez, a encontrei novamente na BR. O espetáculo BR Trans instigou desde a primeira vez e transformou-se em objeto de estudo. As Travestidas e, principalmente, Gisele entraram em minha vida em um momento que ainda não conhecia o distanciamento às vezes exigido na academia. Fugi, então, de um modelo de terceira pessoa, onde a Luana estaria distante. Quis ficar perto e colocar também um pouco de mim - explicitamente - dentro desse trabalho. A etnografia utilizada parte de um olhar atencioso a todas as cenas do espetáculo, as narrativas propostas pelo ator e diretor Silvero Pereira e por questões que tangenciam o monólogo. A minha vivência como espectadora do espetáculo é trazida, assim como questionamentos meus sobre o universo trans, mas também busco o olhar do ator centro de BR Trans, através de algumas entrevistas onde as escolhas cênicas e sociais são explicadas. A escrita aproxima-se de anotações, onde dialogo com autores para ampliar as discussões sobre temas específicos. Através de uma exploração bibliográfica, destaco alguns conceitos que são mais insistentemente discutidos: a Identidade de Gênero e a Transexualidade - com Butler, Kunick e Coelho -, além do Teatro e da Performance – com autores como Cohen, Carlson, Goldberg, Lehmann e Peixoto. A participação no Laboratório de Investigação em Corpo, Comunicação e Arte também enriqueceu este trabalho, através das discussões trazidas. A decupagem da gravação realizada pela produção do espetáculo e disponível no Youtube também foi fonte desse trabalho, ao fornecer elementos para contribuir com a memória e dar precisão ao descrito. O percurso do trabalho é descrito pelo encontro que tive com o espetáculo e pelo desenrolar desse, em uma cronologia entremeada por digressõespt_BR
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