Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52860
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPaiva, Francisco Jeimes De Oliveira-
dc.contributor.authorLima, Ana Maria Pereira-
dc.date.accessioned2020-07-10T09:31:39Z-
dc.date.available2020-07-10T09:31:39Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationPAIVA, Francisco Jeimes De Oliveira; LIMA, Ana Maria Pereira. Práticas de letramento, discursos e performances na recontextualização em redações nota mil do ENEM. Revista e-scrita, Nilópolis (RJ), v. 10, n. 2, p. 41-61, maio/ago. 2019.pt_BR
dc.identifier.issn2177-6288-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52860-
dc.description.abstractThis research sought to analyze the strategies of recontextualization in the multimodal comprehension of verbal-visual texts used by the participants for the production of meanings in Nota Mil essays of the ENEM (2016). In this sense, it is based and anchored methodologically in studies on Multimodality and Visual Letting, in Social Semiotics (HODGE and KRESS, 1988, KRESS and VAN LEEUWEN, [1996] 2006, KRESS, 2003, 2010) and on conjunctural analysis of the social and discursive practices promoted by the readers, producers and consumers of texts and multimodal discourses in the ENEM, from the perspective of Critical Discourse Analysis (FAIRCLOUGH, 2001, 2003, 2006), contributing to the analysis and for the categorization of strategies of discursive recontextualization (VAN LEEUWEN, 2008; TEIXEIRA, 2013). Data analysis and results have shown that the multimodal composition of the drafting proposal (2016) is structured in a relatively stable way, because they require a critical visual analysis of the information/facts and opinions for the development of productive arguments, generally, recontextualized by rearrangement and addition (VAN LEEUWEN, 2008).pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista e-scritapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAnálise Multimodal Críticapt_BR
dc.subjectRecontextualizaçãopt_BR
dc.subjectMultimodalidadept_BR
dc.subjectRedação do ENEMpt_BR
dc.subjectLetramento Visualpt_BR
dc.subjectSemiótica Socialpt_BR
dc.titlePráticas de letramento, discursos e performances na recontextualização em redações nota mil do ENEMpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEsta pesquisa buscou analisar as estratégias de recontextualização na compreensão multimodal de textos verbo-visuais usados pelos/as participantes para produção de sentidos em redações Nota Mil do ENEM (2016). Nesse sentido, fundamenta-se e ancora-se metodologicamente em estudos sobre Multimodalidade e Letramento Visual, na Semiótica Social (HODGE e KRESS, 1988; KRESS e VAN LEEUWEN, [1996] 2006; KRESS, 2003, 2010) e sobre a análise conjuntural das práticas sociais e discursivas acionadas pelos/as leitores/as, produtores/as e consumidores/as de textos e discursos multimodais no ENEM, na perspectiva da Análise de Discurso Crítica (FAIRCLOUGH, 2001, 2003, 2006), contribuindo para a análise e para a categorização das estratégias de recontextualização discursiva (VAN LEEUWEN, 2008; TEIXEIRA, 2013). A análise dos dados e os resultados comprovaram que a composição multimodal da proposta de redação (2016) se estrutura de forma relativamente estável, porque demandaram dos/as participantes uma análise visual crítica das informações/fatos e opiniões para o desenvolvimento de argumentos produtivos, geralmente, recontextualizados por rearranjo e adição (VAN LEEUWEN, 2008).pt_BR
dc.title.enPractices of literacy, discourses and performances in the recontextualization in essays nota mil of ENEMpt_BR
Aparece nas coleções:PPGL - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_art_fjopaivaamplima.pdf433,83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.