Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52858
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLinhares, Myrella Raissa Caetano-
dc.contributor.authorPereira, Caciana Linhares-
dc.contributor.authorSouza, Filipe Ramalheiro Venâncio de-
dc.contributor.authorAlmeida, Juliana Fontes de-
dc.contributor.authorLemos, Rachel Martins-
dc.date.accessioned2020-07-09T20:54:10Z-
dc.date.available2020-07-09T20:54:10Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationLINHARES, Myrella Raissa Caetano et al. Cinema e Psicanálise: considerações sobre o tempo e a memória. Revista Extensão em Ação, Fortaleza, v. 2, n. 16, p. 19-34, jul./dez. 2018.pt_BR
dc.identifier.issn2316-400X-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52858-
dc.description.abstractThis work investigates the relationship between the mechanisms present in the montage and the mechanisms at play in the technique of free association, with views to contribute to a more general debate that, in the context of the relations between Cinema and Psychoanalysis, turn to the statute of time. Regarding the cinema's perspective, we worked with Andrei Tarkovski, focusing on his formulations about time. For the director, respecting the time that is printed materially in each shot is the artist's ethical commitment to his material. As for Psychoanalysis, we refer to the problematic of time in its relation to the technique of free association and the notion of interpretation. From the experience of the Projeto Cine Freud, Cultura e Arte and the execution of a work group carried out within the scope of the Laboratório de Psicanálise da UFC, the work presents a bibliographical research.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Extensão em Açãopt_BR
dc.subjectAssociação livrept_BR
dc.subjectMontagempt_BR
dc.subjectPsicanálisept_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectTempopt_BR
dc.titleCinema e Psicanálise: considerações sobre o tempo e a memóriapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO artigo investiga a relação entre os mecanismos presentes na montagem e os mecanismos em jogo na técnica da associação livre, com vistas a contribuir para o debate mais geral que, no contexto das relações entre Cinema e Psicanálise, se voltam para o estatuto do tempo. Quanto à perspectiva do Cinema, trabalhamos com Andrei Tarkovski, privilegiando suas formulações sobre o tempo. Para o diretor, respeitar o tempo que está impresso materialmente em cada tomada é compromisso ético do artista com o seu material de trabalho. Quanto à Psicanálise, nos reportamos à problemática do tempo em sua relação com a técnica da associação livre e a noção de interpretação. A partir da experiência no Projeto Cine Freud, Cultura e Arte e da execução de um grupo de trabalho realizado no âmbito do Laboratório de Psicanálise da UFC, o artigo apresenta uma pesquisa de cunho bibliográficopt_BR
dc.title.enCinema and pshycoanalysis: considerations about time and memorypt_BR
Aparece nas coleções:PPGP - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_art_rclinharesclpereira.pdf557,35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.