Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52858
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Linhares, Myrella Raissa Caetano | - |
dc.contributor.author | Pereira, Caciana Linhares | - |
dc.contributor.author | Souza, Filipe Ramalheiro Venâncio de | - |
dc.contributor.author | Almeida, Juliana Fontes de | - |
dc.contributor.author | Lemos, Rachel Martins | - |
dc.date.accessioned | 2020-07-09T20:54:10Z | - |
dc.date.available | 2020-07-09T20:54:10Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | LINHARES, Myrella Raissa Caetano et al. Cinema e Psicanálise: considerações sobre o tempo e a memória. Revista Extensão em Ação, Fortaleza, v. 2, n. 16, p. 19-34, jul./dez. 2018. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2316-400X | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52858 | - |
dc.description.abstract | This work investigates the relationship between the mechanisms present in the montage and the mechanisms at play in the technique of free association, with views to contribute to a more general debate that, in the context of the relations between Cinema and Psychoanalysis, turn to the statute of time. Regarding the cinema's perspective, we worked with Andrei Tarkovski, focusing on his formulations about time. For the director, respecting the time that is printed materially in each shot is the artist's ethical commitment to his material. As for Psychoanalysis, we refer to the problematic of time in its relation to the technique of free association and the notion of interpretation. From the experience of the Projeto Cine Freud, Cultura e Arte and the execution of a work group carried out within the scope of the Laboratório de Psicanálise da UFC, the work presents a bibliographical research. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista Extensão em Ação | pt_BR |
dc.subject | Associação livre | pt_BR |
dc.subject | Montagem | pt_BR |
dc.subject | Psicanálise | pt_BR |
dc.subject | Cinema | pt_BR |
dc.subject | Tempo | pt_BR |
dc.title | Cinema e Psicanálise: considerações sobre o tempo e a memória | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O artigo investiga a relação entre os mecanismos presentes na montagem e os mecanismos em jogo na técnica da associação livre, com vistas a contribuir para o debate mais geral que, no contexto das relações entre Cinema e Psicanálise, se voltam para o estatuto do tempo. Quanto à perspectiva do Cinema, trabalhamos com Andrei Tarkovski, privilegiando suas formulações sobre o tempo. Para o diretor, respeitar o tempo que está impresso materialmente em cada tomada é compromisso ético do artista com o seu material de trabalho. Quanto à Psicanálise, nos reportamos à problemática do tempo em sua relação com a técnica da associação livre e a noção de interpretação. A partir da experiência no Projeto Cine Freud, Cultura e Arte e da execução de um grupo de trabalho realizado no âmbito do Laboratório de Psicanálise da UFC, o artigo apresenta uma pesquisa de cunho bibliográfico | pt_BR |
dc.title.en | Cinema and pshycoanalysis: considerations about time and memory | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGP - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018_art_rclinharesclpereira.pdf | 557,35 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.