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dc.contributor.authorBaptista, Lívia Márcia Tiba Rádis-
dc.date.accessioned2020-07-09T09:10:47Z-
dc.date.available2020-07-09T09:10:47Z-
dc.date.issued2003-
dc.identifier.citationBAPTISTA, Lívia Márcia Tiba Rádis. Representações do sujeito-aluno e do sujeito-professor. Trabalhos de Linguística Aplicada (TLA), Campinas (SP), n. 42, p. 107-123, jul./dez. 2003.pt_BR
dc.identifier.issn2175-764X-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52844-
dc.description.abstractThis works aims to examining, from a discursive point of view, how the representations of subjects - students and teachers - to form in the communicative language teaching. For it, the corpus to analyze for us is the article “Enfoque comunicativo, intercultural y holístico: Planet@, versión Mercosur”, from Matilde Cerrolaza, one the authors of the teaching book for Spanish Planet@.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherTrabalhos de Linguística Aplicada (TLA)pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAnálise do Discursopt_BR
dc.subjectRepresentaçãopt_BR
dc.subjectSujeito-alunopt_BR
dc.subjectSujeito-professorpt_BR
dc.subjectEnsino de língua estrangeirapt_BR
dc.titleRepresentações do sujeito-aluno e do sujeito-professorpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho examinará, a partir da perspectiva da Análise do Discurso, como são constituídas as representações1 do sujeito-aluno e do sujeito-professor no ensino comunicativo de línguas. Com tal propósito, selecionamos como corpus o artigo “Enfoque comunicativo, intercultural y holístico: Planet@, versión Mercosur”, de Matilde Cerrolaza, uma das autoras do manual de língua espanhola para estrangeiros Planet@. Nesse artigo se defende o ensino comunicativo e se apresenta a proposta do manual contemplado como novo no panorama do ensino de língua espanhola a brasileiros. Antes de avançarmos em nossa análise, convém esclarecermos, aqui, o motivo que nos levou a escolher o referido artigo como objeto de estudo. O manual de língua espanhola Planet@ foi apresentado na forma de minicurso por Matilde Cerrolaza, uma das autoras, em um Congresso Nacional de professores de Espanhol, realizado na Universidade Federal do Espírito Santos (UFES), em 1999. Posteriormente, foi publicado nos Anais do evento. Nesse artigo são feitas algumas considerações acerca do material, nas quais enfatiza-se a sua proposta pedagógica inovadora. Com base no anterior, a análise do artigo permitiu não somente interpretar os sentidos atribuídos ao manual, como também examinar como são construídas, por meio de um processo parafrástico, as representações tanto do sujeito-aluno, como do sujeito-professor. Neste sentido, conforme Orlandi (1999:36), em todo funcionamento da linguagem estão em permanente tensão os processos parafrásticos e polissêmicos. A análise dos enunciados selecionados demonstrou que o repetível, ou seja, o já-dito era o responsável pela legitimação de certos sentidos e, sendo assim, esse movimento de reformulações e de retomada do já-dito acabava por instaurar dadas representações tanto da identidade do sujeito-aluno quanto da do sujeito-professor no interior do que seria o novo, ou seja, a proposta metodológica apresentada.[...]pt_BR
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