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Tipo: TCC
Título: Biblioteca escolar e Fake News: uma proposta de construção de material educativo com enfoque na competência crítica
Autor(es): Luz, Thiago Alpheu Costa
Orientador: Nunes, Jefferon Veras
Palavras-chave: Adolescente;Biblioteca Escolar;Competência Crítica
Data do documento: 2019
Citação: LUZ, Thiago Alpheu Costa. Biblioteca escolar e Fake News: uma proposta de construção de material educativo com enfoque na competência crítica. 2019. 65f. - Monografia (Graduação) - Universidade Federal do Ceará, Centro de Humanidades, Curso de Graduação em Biblioteconomia, Fortaleza (CE), 2019.
Resumo: Discute sobre a importância do combate às fake news e de que maneira a Biblioteca Escolar (BE) pode ajudar no desenvolvimento de competências críticas em estudantes adolescentes. Fala das mídias sociais e dos impactos de seu desenvolvimento quanto ao paradigma da dita “Sociedade da Informação” e como esse processo desencadeou o fenômeno das notícias falsas, principalmente em relação às redes sociais modernas. Trata, também, da BE como espaço que pode contribuir com a escola no processo de ensino-aprendizagem, principalmente no que tange à responsabilidade da informação. Assim, foi realizada uma pesquisa descritiva pelo viés qualitativo, por intermédio de um método bibliográfico, com o objetivo de analisar de que forma a biblioteca poderia auxiliar estudantes adolescentes no desenvolvimento da criticidade para combater as fake news. Para isso, foi analisada a BE numa perspectiva de suas diretrizes e objetivos internacionais através do Manifesto IFLA/UNESCO. A conclusão foi de que a BE pode contribuir para o combate às noticias falsas através de ações e iniciativas integradas com o corpo pedagógico das escolas, baseadas nos objetivos do Manifesto IFLA/UNESCO, aproveitando-se da proximidade entre a biblioteca e os estudantes adolescentes, potencializando projetos já existentes e adaptando-os para o enfoque das mídias sociais e, por conseguinte, das notícias falsas, participando inclusive da construção de material educativo voltado à BE no combate às fake news.
Abstract: Discusses the importance of fighting fake news and how the School Library (SL) can help develop critical skills on teenage students. It talks about social media and the impacts of its development on the so-called “Information Society” paradigm and how this process triggered the false news phenomenon, especially in relation to modern social networks. It also deals with SL as a space that can contribute to the school in the teaching-learning process, especially regarding the responsibility of information. Thus, a descriptive qualitative research was carried out through a bibliographic method to analyze how the library could help teenage students in developing criticality to combat fake news. For this, SL was analyzed from a perspective of its international guidelines and objectives through the IFLA / UNESCO Manifesto. The final considerations were that SL can contribute to the fight against false news through actions and initiatives integrated with the pedagogical school team, based on the objectives of the IFLA / UNESCO Manifesto, taking advantage of the proximity between the library and teenage students, leveraging existing projects and adapting them to the focus of social media and therefore false news, including participating in the construction of educational material aimed at SL in the fight against fake news.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52831
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