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Tipo: TCC
Título: Os desafios do bibliotecário na perspectiva da gestão de pessoas em unidades de informação
Autor(es): Cavalcante, Luciano Pereira dos Santos
Orientador: Guerra, Maria Áurea Montenegro Albuquerque
Palavras-chave: Gestão;Pessoas;Dificuldades;Bibliotecário
Data do documento: 2019
Citação: CAVALCANTE, Luciano Pereira dos Santos. Os desafios do bibliotecário na perspectiva da gestão de pessoas em unidades de informação. 2019. 87f. - Monografia (Graduação) - Universidade Federal do Ceará, Centro de Humanidades, Curso de Graduação em Biblioteconomia, Fortaleza (CE), 2019.
Resumo: Partindo do contexto da atuação do bibliotecário como gestor de pessoas nas unidades de informação, o presente trabalho busca vislumbrar os desafios, dilemas e possibilidades deste profissional no ambiente de trabalho com embasamento teórico dos autores como Chiavenato (2010), Valentim (2000) e Spudeit (2017). Assim, a referida pesquisa constitui de natureza qualitativa, onde por meio das entrevistas buscou identificar as dificuldades do bibliotecário em sua atuação nas unidades de informação, dando ênfase às bibliotecas universitárias. Assim, procurou-se abordar essa metodologia com os conceitos e definições que fomentaram o embasamento teórico necessário para que haja uma compreensão mais mensurável no cenário atual. Nesse sentido pôde-se chegar a um consenso que o bibliotecário no cenário que é caracterizado pela explosão dos fluxos informacionais, precisa está alinhado com as demandas existentes da unidade de informação que ele trabalha, assim atuando como gestor de pessoas de forma participativa e integrada com seus colaboradores, de forma a favorecer uma melhoria contínua na conjuntura organizacional de forma a atender às expectativas de seus usuários.
Abstract: Starting from the context of the librarian acting as a manager of people in the information units, the present work seeks to glimpse the challenges, dilemmas and possibilities of this professional in the workplace with the use of authors such as Chiavenato (2010), Valentim (2000) and Spudeit (2017). Thus, this research is qualitative, where through interviews sought to identify the difficulties of the librarian in his work in the information units, emphasizing the university libraries. Thus, we sought to approach this methodology with the concepts and definitions that fostered the necessary theoretical basis for a more measurable understanding in the current scenario. In this sense, it was possible to reach a consensus that the librarian in the scenario that is characterized by the explosion of informational flows needs to be aligned with the existing demands of the information unit that he works, thus acting as a people manager in a participatory and integrated manner. employees, in order to favor a continuous improvement in the organizational conjuncture in order to meet the expectations of its users
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52824
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