Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52792
Tipo: Capítulo de Livro
Título: A política como texto e o contexto da prática: uma análise do tempo integral na política nacional de educação
Autor(es): Maia, José Eduardo Nobre
Santos, Jean Mac Cole Tavares
Oliveira, Eveline Nogueira Pinheiro de
Palavras-chave: Tempo Integral;Ciclo de Políticas;Política
Data do documento: 2020
Instituição/Editor/Publicador: Realize eventos
Citação: MAIA, José Eduardo Nobre; SANTOS, Jean Mac Cole Tavares; OLIVEIRA, Eveline Nogueira Pinheiro de. A política como texto e o contexto da prática: uma análise do tempo integral na política nacional de educação. In: Castro, Paula Almeida de. (org.) de Avaliação: Processos e Políticas Campina Grande: Realize eventos, 2020.
Resumo: O texto que se segue nas próximas páginas é recorte de uma pesquisa atualmente em andamento, fruto do processo até então percorrido no Mestrado em Ensino, com área de concentração em Ensino na Escola Pública, do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino (POSENSINO), associação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA) e Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). A referida investigação tem como objetivo a análise da construção de uma Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) na rede estadual de ensino do Ceará. Este capítulo apresenta parte do conteúdo até então construído nesse percurso, fruto de análises documentais e teóricas, a partir do referencial teórico-metodológico da abordagem do Ciclo de Políticas. A escola de tempo integral se coloca como possível dispositivo de redimensionamento espaço-temporal e, quem sabe, de transformação dos índices de qualidade do processo de ensino-aprendizagem no Brasil. É importante salientar que os documentos se inserem dentro de um contexto político permeado por disputas discursivas. Não é, portanto, o documento que determina as ações, ele apenas revela uma série de relações de poder que figuram em torno das discussões sociais, sendo necessário salientar o abismo que carrega o texto da política do contexto da prática, já que a política em si se constrói dentro das inconsistências e incoerências da escola.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52792
ISSN: 978-65-86901-07-8
Aparece nas coleções:DPSI - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_capliv_jenmaia.pdf138,1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.