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dc.contributor.advisorNunes, Jefferon Veras-
dc.contributor.authorBarroso, André Bastos-
dc.date.accessioned2020-07-07T12:08:20Z-
dc.date.available2020-07-07T12:08:20Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationBARROSO, André Bastos. Usuários e jogos eletrônicos: um estudo sobre trocas e circulação de informações em contextos lúdicos. 2019. 52f. - Monografia (Graduação) - Universidade Federal do Ceará, Centro de Humanidades, Curso de Graduação em Biblioteconomia, Fortaleza (CE), 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52788-
dc.description.abstractIt’s a user study analyzing the information circulation in videogames and how it perpetuates in the daily life of the user. Is analyzed the informacional practice, showing the user as a information's mediator e how it is acquired inside the game, in that way the user can make the mediation that contributes with his routine. The research is exploratore, descriptive with a qualitative approach, following the theoretical framework to elaborate the questionnaire whose goals was analyse how the users work with the informations acquired inside the games e how it affects or not them with their lives. A online questionare was made with Universidade Federal do Ceará studants, being made a user’s study of the universitary public reaching results about how games can be alies in the informational process and how the users become mediators through the informations passed in the game. Research concludes that information exchange within games makes users the mediators of information, and the information obtained and filtered within the games assist in activities as work social life.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEstudo de usuáriospt_BR
dc.subjectCirculação informacionalpt_BR
dc.subjectVideogamespt_BR
dc.subjectMediaçãopt_BR
dc.titleUsuários e jogos eletrônicos: um estudo sobre trocas e circulação de informações em contextos lúdicospt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrTrata de um estudo de usuários analisando a circulação da informação presente nos videogames e como ela se perpetua no cotidiano de cada usuário. É analisado a prática informacional, apresentando o usuário como mediador da informação e como essa é adquirida dentro dos jogos, dessa forma o usuário consegue fazer a mediação e isso contribui para o seu dia-a-dia. Para isto, foi realizada uma pesquisa exploratória, descritiva de abordagem qualitativa, seguindo o referencial teórico para elaborar as questões cujo objetivo era analisar como os usuários trabalham com as informações adquiridas dentro dos jogos e como isso afeta, ou não afeta seu cotidiano. Foi realizado um questionário online com alunos da Universidade Federal do Ceará, sendo feito um estudo de usuário de um público universitário buscando resultados sobre como os jogos podem ser aliados no processo informacional e como os usuários se tornam mediadores através das informações repassadas dentro dos jogos. A pesquisa conclui que a troca de informações dentro do jogo torna os usuários os mediadores da informação, sendo que as informações obtidas e filtradas dentro dos jogos auxiliam em atividades como trabalhos e convívio social.pt_BR
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