Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52774
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Aquino, Cassio Adriano Braz de | - |
dc.contributor.author | Rocha Neto, José Haroldo Pimentel | - |
dc.date.accessioned | 2020-07-06T15:17:34Z | - |
dc.date.available | 2020-07-06T15:17:34Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.citation | ROCHA NETO, José Haroldo Pimentel. Os estágios acadêmicos e suas reverberações na construção dos sentidos do trabalho: uma investigação com estudantes da UFC Fortaleza. 2020. 95f. Dissertação (Mestrado)- Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Fortaleza (CE), 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52774 | - |
dc.description.abstract | The research described here highlights academic internships and had as main objective to understand how the internship experiences reverberate in the construction of the meanings of work in interns. Reflections were proposed about the activity from the articulation between the categories related to it, professional training and the meanings of work. To achieve the objectives set, we opted for a qualitative investigation whose main tool was semi-structured interview. Nine different course interns were interviewed whose inclusion criteria for participation in the interviews were: the link with the UFC and the participation of some type of internship (mandatory or not mandatory). From the data produced, four theoretical categories were built, which allowed us to weave discussions about the trajectory of the internship (insertion, development and evaluation); about the senses built on the internship; on the relation between professional training and the precarious work environment in the neoliberal context; and about the meanings elaborated about the work from the experiences of internships. We identified that the internship emerges as a fertile place for the elaboration of the meanings of work, either by approaching the work context of the chosen profession, either by experiencing the reality of the labor market, or by the interpersonal development provided by the activity. We emphasize that the internship cannot be considered only as a period of practical application, regarding that the experience of the internship activities are permeated by feelings that directly influence the student's learning. It seems clear to us that the work context of the internship is linked to the precarious work scenario, either directly by reproducing the characteristics of this scenery in the internship daily routine, or indirectly by the precariousness of the training processes. Work continues as a central element in the meanings attributed by the interns, this centrality articulates, above all, the conditions for survival and the elaboration of life plans. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Estágios Acadêmicos | pt_BR |
dc.subject | Sentidos do Trabalho | pt_BR |
dc.subject | Formação Profissional. | pt_BR |
dc.subject | Inserção Profissional | pt_BR |
dc.title | Os estágios acadêmicos e suas reverberações na construção dos sentidos do trabalho: uma investigação com estudantes da UFC Fortaleza | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A pesquisa descrita aqui põe destaque sobre os estágios acadêmicos e teve como objetivo principal compreender de que modo as experiências de estágio reverberam na construção dos sentidos do trabalho em estagiários. Foram propostas reflexões sobre a atividade a partir da articulação entre as categorias correlatas a ela, a formação profissional e os sentidos do trabalho. Para atingir os objetivos traçados, optamos por uma investigação de cunho qualitativo cuja ferramenta principal foi a entrevista semiestruturada. Foram entrevistados nove estagiários de curso distintos cujos critérios de inclusão para a participação das entrevistas foram: o vínculo com a UFC e a participação de algum tipo de estágio (obrigatório ou não obrigatório). A partir dos dados produzidos, foram construídas quatro categorias semânticas, que nos permitiram tecer discussões sobre a trajetória do estágio (inserção, desenvolvimento e avaliação); em relação aos sentidos construídos a respeito do estágio; acerca da relação entre a formação profissional e o cenário de precarização do mundo do trabalho; e sobre os sentidosatribuídos ao trabalho a partir das experiências de estágios. Identificamos que o estágio acadêmico surge como um lugar fértil para a elaboração dos sentidos do trabalho, seja pela aproximação com o contexto de trabalho da profissão escolhida, seja pela vivência da realidade do mercado de trabalho, seja ainda pelo desenvolvimento interpessoal proporcionado pela atividade. Ressaltamos que o estágio não pode ser tomado somente como um período de aplicação prática, tendo em vista que a vivência das suas atividades é permeada por sentimentos que influenciam diretamente o aprendizado do aluno. Parece-nos claro que o contexto de trabalho do estágio articula-se ao cenário de precarização laboral seja diretamente pela reprodução das características desse cenário no cotidiano do estágio, seja indiretamente pela precarização dos processos formativos. O trabalho segue como elemento central nos sentidos atribuídos pelos estagiários e essa centralidade articula-se, sobretudo, as condições para a sobrevivência e à elaboração dos planos de vida. | pt_BR |
dc.title.en | Academic stages and their reverberments in construction of the meanings of work: an investigation with students of UFC Fortaleza | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGP - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2020_dis_jhpimentelrochaneto.pdf | 1,02 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.