Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52734
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.organizer | Gonçalves, Danyelle Nilin (org.) | - |
dc.contributor.organizer | Lima Filho, Irapuan Peixoto (org.) | - |
dc.date.accessioned | 2020-07-02T22:04:55Z | - |
dc.date.available | 2020-07-02T22:04:55Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.citation | GONÇALVES, Danyelle Nilin; LIMA FILHO, Irapuan Peixoto (org). Escola e universidade: encontros entre sociologia e educação. E-book. Fortaleza: Imprensa Universitária. 2020 ( Estudos da Pós-graduação). Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52734. Acesso em: | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978-65-990722-2-2 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52734 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Imprensa Universitária | pt_BR |
dc.subject | Sociologia | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | Escola e universidade: encontros entre sociologia e educação | pt_BR |
dc.type | Livro | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A democratização do ensino e a capilaridade da Sociologia até à educação básica – também são objetos de reflexão dos textos aqui presentes. O livro ora apresentado pretende contribuir para preencher parte dessas lacunas. Todos os capítulos aqui apresentados foram frutos de pesquisa acadêmica no âmbito da iniciação científica, na Pós-Graduação, em projetos de mestrado, orientados pelos dois autores do livro. Como pode ser percebido a partir da descrição dos capítulos, apesar de serem pesquisas diferentes, realizadas na última década, em diferentes espaços educativos da cidade de Fortaleza, alguns pontos de interseção podem ser vistos nos textos. Discussões como a percepção que os estudantes têm acerca da escola, dos professores e do futuro profissional; ponderações sobre o capital cultural e a forma como ele é mobilizado na escola e nas famílias; reflexões sobre a questão docente e a carreira, tanto nos níveis básico como superior; e concepções e polêmicas criadas em torno de políticas, como as de responsabilidade social e a adoção de cotas raciais e sociais no ensino superior. A diversidade de temas e as reflexões aqui postas permitem afirmar que há um grande espaço a ser explorado pela Sociologia no que diz respeito às instituições educativas, aos valores manejados e às percepções de estudantes e de professores acerca de seu lugar nesses espaços. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | IU - Livros PRPPG - Livros |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2020_liv_dngoncalves.pdf | 2,58 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.