Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52734
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.organizerGonçalves, Danyelle Nilin (org.)-
dc.contributor.organizerLima Filho, Irapuan Peixoto (org.)-
dc.date.accessioned2020-07-02T22:04:55Z-
dc.date.available2020-07-02T22:04:55Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationGONÇALVES, Danyelle Nilin; LIMA FILHO, Irapuan Peixoto (org). Escola e universidade: encontros entre sociologia e educação. E-book. Fortaleza: Imprensa Universitária. 2020 ( Estudos da Pós-graduação). Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52734. Acesso em:pt_BR
dc.identifier.isbn978-65-990722-2-2-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52734-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherImprensa Universitáriapt_BR
dc.subjectSociologiapt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleEscola e universidade: encontros entre sociologia e educaçãopt_BR
dc.typeLivropt_BR
dc.description.abstract-ptbrA democratização do ensino e a capilaridade da Sociologia até à educação básica – também são objetos de reflexão dos textos aqui presentes. O livro ora apresentado pretende contribuir para preencher parte dessas lacunas. Todos os capítulos aqui apresentados foram frutos de pesquisa acadêmica no âmbito da iniciação científica, na Pós-Graduação, em projetos de mestrado, orientados pelos dois autores do livro. Como pode ser percebido a partir da descrição dos capítulos, apesar de serem pesquisas diferentes, realizadas na última década, em diferentes espaços educativos da cidade de Fortaleza, alguns pontos de interseção podem ser vistos nos textos. Discussões como a percepção que os estudantes têm acerca da escola, dos professores e do futuro profissional; ponderações sobre o capital cultural e a forma como ele é mobilizado na escola e nas famílias; reflexões sobre a questão docente e a carreira, tanto nos níveis básico como superior; e concepções e polêmicas criadas em torno de políticas, como as de responsabilidade social e a adoção de cotas raciais e sociais no ensino superior. A diversidade de temas e as reflexões aqui postas permitem afirmar que há um grande espaço a ser explorado pela Sociologia no que diz respeito às instituições educativas, aos valores manejados e às percepções de estudantes e de professores acerca de seu lugar nesses espaços.pt_BR
Aparece nas coleções:IU - Livros
PRPPG - Livros

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_liv_dngoncalves.pdf2,58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.