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dc.contributor.authorOliveira Júnior, José Leite de-
dc.date.accessioned2020-07-02T21:24:32Z-
dc.date.available2020-07-02T21:24:32Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationOLIVEIRA JÚNIOR, José Leite de. O ensino de literatura no caminho da semiótica: contribuição de Diana Barros. Revista Entrepalavras, Fortaleza (CE), ano 10, v. 10, n. especial, p. 57-72, maio 2020.pt_BR
dc.identifier.issn2237-6321-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52730-
dc.description.abstractResearch data on the teaching of literature in the metropolitan region of Fortaleza (Brazil) are indicating an unsatisfactory result. Only 11% of the sample corresponds to the highest cognitive levels of Bloom’s Taxonomy (analysis, application and evaluation). Nationally, Regina Zilberman notes that the literary text has not been considered as an object of knowledge, in a research carried out on the textbooks of the last two hundred years in Brazil. Such data call for the efforts of semioticians. A prominent example of Semiotics contribution to literary studies in Brazil are the wellknown works of Diana Luz Pessoa de Barros. In the propaedeutic field, in advanced discourse studies and in historical research on Discursive Semiotics in Latin America, Diana Barros reserves a special role for the literary text.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Entrepalavraspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de Literaturapt_BR
dc.subjectSemiótica Discursivapt_BR
dc.subjectTexto literáriopt_BR
dc.titleO ensino de literatura no caminho da semiótica: contribuição de Diana Barros.pt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrDados de pesquisa sobre o ensino de Literatura realizada na região metropolitana de Fortaleza (Brasil) estão indicando um resultado pouco satisfatório. Somente 11% da amostra corresponde aos níveis cognitivos mais elevados da Taxionomia de Bloom (análise, aplicação e avaliação). Numa abrangência nacional, Regina Zilberman constata que o texto literário não tem sido considerado como objeto de conhecimento, numa pesquisa realizada sobre os livros didáticos dos últimos duzentos anos no Brasil. Tais dados reclamam o esforço dos semioticistas. Exemplo destacado da contribuição da Semiótica para os estudos literários no Brasil estão os consagrados trabalhos de Diana Luz Pessoa de Barros. No campo propedêutico, nos estudos avançados sobre o discurso e na pesquisa histórica sobre a Semiótica Discursiva na América Latina, Diana Barros reserva um papel especial para o texto literário.pt_BR
dc.title.enLiterature teaching on the way of semiotics: contribution of Diana Barrospt_BR
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