Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52719
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | Lições sobre o campo da história: alguns cuidados metodológicos em destaque |
Autor(es): | Lira Filho, Orlando de Souza Cavalcante, Maria Juraci Maia |
Palavras-chave: | História;Metodologia;Educação |
Data do documento: | 2016 |
Instituição/Editor/Publicador: | UFC |
Citação: | LIRA FILHO, Orlando de Souza; CAVALCANTE, Maria Juraci Maia. Lições sobre o campo da história: alguns cuidados metodológicos em destaque. In: XV CONGRESSO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO CEARÁ, 15., 24-27. set. 2016, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC, 2016 .p.-722- 728.Tema: Histórias de Corpo - Religião – Educação. |
Resumo: | Trata-se de um ensaio produzido no âmbito da disciplina de História da Educação Comparada I, ofertada pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará, que aborda recomendações metodológicas afetas ao campo da História. Traz diversos recortes discursivos de historiadores considerados referência, a exemplo de Antoine Compagnon (1996), Giovanni Levi (2014), Hannah Arendt (2000), Paul Ricoeur (1968) e E. P. Thompson (1981), extraídos de diversos textos produzidos pelos autores supramencionados. Pretende gerar uma reflexão necessária sobre o estudo histórico na atualidade, suas facetas e armadilhas, com atenção centrada na questão da interpretação, ao evidenciar diversos discursos e recomendações que se arriscam a sensibilizar o pesquisador dos diversos perigos para quem se aventura em pesquisar e escrever história, em especial, articulada com a área de educação. |
URI: | 2237-2229 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52719 |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_eve_oslirafilho.pdf | 126,52 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.