Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52715
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | História e análise de discurso na perspectiva foucaultiana |
Autor(es): | Barreto, Polliana de Luna Nunes Holanda, Patrícia Helena Carvalho Lustosa, Francisca Geny |
Palavras-chave: | História;Discurso;Cultura |
Data do documento: | 2016 |
Instituição/Editor/Publicador: | UFC |
Citação: | BARRETO, Polliana de Luna Nunes; HOLANDA, Patrícia Helena Carvalho ; LUSTOSA, Francisca Geny Lustosa. História e análise de discurso na perspectiva foucaultiana. In: XV CONGRESSO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO CEARÁ, 15., 24-27. set. 2016, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC, 2016 .p.-677- 683.Tema: Histórias de Corpo - Religião – Educação. |
Resumo: | Neste artigo nos dedicamos a relacionar a Análise de Discurso enquanto escolha teóricometodológica em investigações de cunho histórico. Tratamos das aproximações entre conceito de História por Foucault (1997) e a História Cultural, ao mesmo tempo discorremos acerca dos expectativas dessa escolha teórica. Essa comunicação surge das leituras interdisciplinares que subsidiam uma pesquisa de Doutorado vinculada a Linha de História da Educação Comparada no Programa de pós-graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará, pesquisa essa que tem por objetivo compreender como se dão as produções discursivas/circulação de ideias (imprensa, escola, religião) que intencionaram fabricar/produzir representações de feminino na região do Cariri e suas repercussões nos espaços da família, da educação e da sexualidade. Palavras-chave: |
URI: | 2237-2229 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52715 |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_eve_plnbarreto.pdf | 139,02 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.