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dc.contributor.authorPrata, Nadja Paulino Pessoa-
dc.contributor.authorNogueira, Márcia Teixeira-
dc.date.accessioned2020-07-02T10:37:06Z-
dc.date.available2020-07-02T10:37:06Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationPRATA, Nadja Paulino Pessoa; NOGUEIRA, Márcia Teixeira. Modalidade deôntica e discurso midiático. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia (MG), v. 11, n. 3, p. 627-657, jul./set. 2017.pt_BR
dc.identifier.issn1980-5799-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52711-
dc.description.abstractThis work aims at analyzing the deontic modality in the media discourse, seeking to integrate the contextual, pragmatic, semantic and morphosyntatic aspects. With the theoretical support of the Discourse Functional Grammar (HENGEVELD; MACKENZIE, 2008), we make an integrated analysis of the manifestation of variables related to the context, as well as to the formulation and codification of this category. We used a sample of the REDIP corpus, developed by the Institute of Theoretical and Computational Linguistics (ILTEC). Among other results, the analysis reveals the predominance of deontic values in the television media, in the thematic grouping called "opinion".pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherDomínios de Lingu@gempt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFuncionalismopt_BR
dc.subjectGramática Discursivo-Funcionalpt_BR
dc.subjectModalidade deônticapt_BR
dc.subjectDiscurso midiáticopt_BR
dc.titleModalidade deôntica e discurso midiáticopt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho objetiva analisar a manifestação da modalidade deôntica no discurso midiático, buscando integrar os aspectos contextuais, pragmáticos, semânticos e morfossintáticos. Com o suporte teórico da Gramática Discursivo-Funcional (HENGEVELD; MACKENZIE, 2008), fazemos uma análise integrada da manifestação de variáveis relativas ao contexto, bem como à formulação e à codificação dessa categoria. Utilizamos uma amostra do corpus REDIP, desenvolvido pelo Instituto de Linguística Teórica e Computacional (ILTEC). Entre outros resultados, a análise nos revela o predomínio da instauração de valores deônticos na mídia televisiva, no agrupamento temático denominado “opinião”.pt_BR
dc.title.enDeontic modality and media discoursept_BR
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