Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52682
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMaia, Janicleide Vidal-
dc.contributor.authorMatias, Avanúzia Ferreira-
dc.date.accessioned2020-06-30T22:54:30Z-
dc.date.available2020-06-30T22:54:30Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationMAIA, Janicleide Vidal; MATIAS, Avanúzia Ferreira. Inserção das tecnologias digitais na educação: tessitura identitária docente na modernidade tardia. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia (MG), v. 11, n. 4, p. 1366-1385, out./dez. 2017.pt_BR
dc.identifier.issn1980-5799-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52682-
dc.description.abstractIn this article, using a case study from reports delivered by a teacher of the Secondary School, we aimed, through the Functional System Theory perspective (HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2004), to peer nuances of the new teacher identity in the context of integration of digital technologies in the classroom, considering the positioning of the teacher about their own identity and their reflective attitude towards their practice. The search results give a glimpse of the incompleteness of the identification process in late modernity and indicates the formation of a professional identity under construction.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherDomínios de Lingu@gempt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTeoria Sistêmico Funcionalpt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectTecnologias digitaispt_BR
dc.titleInserção das tecnologias digitais na educação: tessitura identitária docente na modernidade tardiapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrNeste artigo, por meio de um estudo de caso a partir de relatos proferidos por uma professora do Ensino Básico, objetivamos, à luz da perspectiva da Teoria Sistêmico Funcional (HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2004), perscrutar nuanças da nova identidade docente no contexto de inserção das tecnologias digitais na sala de aula, considerando o posicionamento da professora acerca da sua própria identificação e sua atitude reflexiva em relação a sua prática pedagógica. O resultado da pesquisa permite vislumbrar o processo de incompletude da identificação na modernidade tardia e indica a constituição de uma identidade docente em formação.pt_BR
dc.title.enInsertion of digital technologies in education: teachers' identities in late modernitypt_BR
Aparece nas coleções:PPGL - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_art_jvmaiaafmatias.pdf497,64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.