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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Os caminhos para a democratização da educação no Brasil: qual o papel dos educadores neste processo?
Título em inglês: The ways of education for democracy in Brazil: what is the role of educators in this case?
Autor(es): Zientarski, Clarice
Pereira, Sueli Menezes
Palavras-chave: Movimentos sociais dos educadores;Democratização da educação;Constituição Brasileira de 1988
Data do documento: 2009
Instituição/Editor/Publicador: Revista HISTEDBR On-line
Citação: ZIENTARSKI, Clarice; PEREIRA, Sueli Menezes. Os caminhos para a democratização da educação no Brasil: qual o papel dos educadores neste processo? Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 9, n. 34, p. 154-166, jun. 2009.
Resumo: O artigo analisa as relações entre os movimentos sociais dos educadores nas décadas de 1970 e 1980 e o processo de democratização da educação, que culminou com a promulgação da Constituição de 1988, referendada pela LDB nº 9394/96. Através de uma abordagem qualitativa, buscou-se compreender o papel que os educadores brasileiros desempenharam no ideário que permeou o período de discussões e consolidação da Constituição através de suas reivindicações. As análises textuais se construíram a partir das categorias democracia, políticas públicas, educação e movimentos sociais tendo como aportes teóricos o pensamento de autores como Marx, Gramsci, Ellen Wood, Maria da Glória Gohn e outros, cujos argumentos se fundamentam a partir de uma visão dialética, apoiada na teoria crítica. O trabalho realizado revelou que a democratização da educação se constituía em uma das principais reivindicações dos educadores nas décadas de 1970 e 1980 e as ações presentes em seus movimentos contribuíram, mas não foram definidoras da inserção das noções de democracia que estão postas na Constituição Federal, como por exemplo, a gestão democrática do ensino público.
Abstract: The article analyzes the relationship between social movements of educators in the 1970s and 1980s and the process of democratization of education, which culminated in the promulgation of the Constitution of 1988, sanctioned by LDB No 9394/96. Through a qualitative approach, aimed to understand because the teachers said to played in the Brazilian ideology that permeated the period of discussion and consolidation of the Constitution through their claims. The textual analysis is built from the categories democracy, public policy, education and social movements and theoretical contributions to the thinking of authors such as Marx, Gramsci, Ellen Wood, Maria da Glória Gohn, and others whose arguments are based from a dialectical view, based on critical theory. The work revealed that the democratization of education is a major demands of teachers in the 1970s and 1980s, and actions in their movements, have helped, but did not define the integration of the concepts of democracy are put in the Federal Constitution, for example, the democratic management of public education. Key
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52680
ISSN: 1676-2584
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

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