Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52677
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Zientarski, Clarice | - |
dc.contributor.author | Pereira, Sueli Menezes | - |
dc.date.accessioned | 2020-06-30T22:25:24Z | - |
dc.date.available | 2020-06-30T22:25:24Z | - |
dc.date.issued | 2011 | - |
dc.identifier.citation | ZIENTARSKI, Clarice; PEREIRA, Sueli Menezes. Políticas de ações afirmativas e pobreza no Brasil. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, DF, v. 92, n. 232, p. 493-515, set./dez. 2011. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 0034-7183 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52677 | - |
dc.description.abstract | The present work analyzes the affirmative actions regarding quotas, which enable access to high education, as well as it discusses the social question considering the formation and development model of Brazil. Through the Brazilian colonization history the article identifies the origin of the question and analyzes the poverty and exclusion conditions concerning the social rights, especially the right to education to any children not considering racial and genre aspects. Finally, it analyzes the basic education school and its results highlighting the basic education quality as a truly affirmative action | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ações afirmativas | pt_BR |
dc.subject | Pobreza | pt_BR |
dc.subject | Formação social | pt_BR |
dc.subject | Escola básica | pt_BR |
dc.title | Políticas de ações afirmativas e pobreza no Brasil | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Questiona as políticas de ações afirmativas por cotas para ingresso no ensino superior e debate a questão social, considerando nossa formação como povo e as condições de desenvolvimento do País. Aborda a origem do problema a partir da história da colonização brasileira e analisa a situação da pobreza e as condições de exclusão do pobre diante dos direitos sociais, especialmente o direito à educação de qualidade, independentemente de raça ou gênero. Por fim, analisa a escola básica e seus resultados, evidenciando a educação básica de qualidade como verdadeira ação afirmativa. | pt_BR |
dc.title.en | Affirmative policies and poverty in Brazil | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2011_art_czientarskismpereira.pdf | 779,74 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.