Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52665
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Soares, Roberto Leite | - |
dc.date.accessioned | 2020-06-30T14:08:25Z | - |
dc.date.available | 2020-06-30T14:08:25Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | SOARES, Roberto Leite. A subjetividade privatizada e o desenvolvimento do ensino técnico: um elo a partir da revolução industrial até a pós-modernidade. In: XV CONGRESSO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO CEARÁ, 15., 24-27. set. 2016, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC, 2016 .p.-526- 536.Tema: Histórias de Corpo - Religião – Educação. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2237-2229 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52665 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | UFC | pt_BR |
dc.subject | Subjetividade | pt_BR |
dc.subject | Pos-modernidade | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.title | A subjetividade privatizada e o desenvolvimento do ensino técnico: um elo a partir da revolução industrial até a pós-modernidade | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A relação entre a constituição da subjetividade privatizada e a gênese/desenvolvimento do ensino técnico é o mote desse texto. As categorias conceituais apresentadas possuem suas origens vinculadas à transformação da estrutura produtiva na sociedade, sendo, pois, motivo de questionamento para compreender em que medida essa influência é determinante para o advento do ensino técnico. A Revolução Industrial foi marcante na mudança do processo produtivo, que anteriormente se concentrava em oficinas de mestres de ofício. A adoção de novas tecnologias altera o processo de produção fazendo com que ocupações sejam extintas e novas surjam em um quadro de desenvolvimento capitalista. Com o advento do Pós-modernismo, o individualismo se acentua, implicando alterações comportamentais. A subjetividade privatizada influi na constituição de novas profissões e consequentemente no advento de novos cursos técnicos? A inserção de novos modelos/tecnologias e a subjetividade privatizada influemno processo de produção. A metodologia baseada na pesquisa bibliográfica | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_eve_rlsoares.pdf | 174,95 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.