Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52649
Tipo: | Dissertação |
Título : | Avaliação da Evasão Discente em Cursos de Graduação da Área de Engenharia : Estudo de Caso em IES Pública. |
Autor : | Rocha, Maria Marcela Ramos da |
Tutor: | Lima, Alberto Sampaio |
Palabras clave : | Educação Superior;Evasão Discente;Engenharia. |
Fecha de publicación : | 2020 |
Citación : | ROCHA, Maria Marcela Ramos da. Avaliação da Evasão Discente em Cursos de Graduação da Área de Engenharia: Estudo de Caso em IES Pública. 2020.195f. - Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior, Fortaleza (CE), 2020. |
Resumen en portugués brasileño: | O ensino superior brasileiro nos últimos anos vem passando por transformações oriundas de políticas públicas elaboradas visando a sua expansão e reestruturação. Frente à essas transformações, a universidade é desafiada a repensar e transformar a forma como mantém elo com a sociedade. Vários aspectos precisam ser corrigidos e outros abolidos para que os estudantes venham a, além de ingressar na universidade, ter a garantia de que conseguirão concluir o curso. O presente trabalho teve como objetivo analisar quais fatores influenciam na evasão discente dos cursos de engenharia do CT/UFC, na percepção de discentes e docentes.Trata-se de uma pesquisa de natureza descritiva com abordagem quali-quantitativa, realizada por meio de um estudo de caso. tendo os dados primários colhidos através da aplicação de dois questionários, enviados via e-mail e SIGAA, o primeiro para os alunos matriculados nos cursos de engenharia do CT/UFC, e o segundo para os docentes pertencentes aos departamentos dos respectivos cursos; os dados secundários, por sua vez, foram obtidos por meio de pesquisa documental. A amostra da pesquisa foi do tipo probabilística e composta 449 discentes e 50 docentes. Os resultados obtidos apontaram como fatores mais significativos para a decisão pela evasão, comuns ao entendimento dos discentes e docentes participantes, os de ordem interna à instituição (relacionamento aluno/professor, metodologia utilizada e grade curricular desatualizada), relacionados à características individuais do aluno (não identificação com o curso) e externos à instituição (escassez do mercado de trabalho da futura profissão e a necessidade de trabalhar e estudar ao mesmo tempo). Conclui-se, portanto, que a problemática da evasão pode ocorrer por uma diversidade de fatores, que isolados ou inter-relacionados, influenciam na decisão do aluno em permanecer ou não no curso. |
Descripción : | ROCHA, Maria Marcela Ramos da. Avaliação da Evasão Discente em Cursos de Graduação da Área de Engenharia: Estudo de Caso em IES Pública. 2020.195f. - Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior, Fortaleza (CE), 2020. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52649 |
Aparece en las colecciones: | POLEDUC - Dissertações defendidas na UFC |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2020_dis_mmrdrocha.pdf | 2,43 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.