Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52639
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSantiago, Eduardo Girão-
dc.date.accessioned2020-06-29T11:19:10Z-
dc.date.available2020-06-29T11:19:10Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationSANTIAGO, Eduardo Girão. A pedagogia da economia solidária na República Comunista Cristã dos GUARANIs, segundo Clovis Lugon. In: XV CONGRESSO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO CEARÁ, 15., 24-27. set. 2016, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC, 2016 .p.445-454.Tema: Histórias de Corpo - Religião – Educação.pt_BR
dc.identifier.issn2237-2229-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52639-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUFCpt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectMissõespt_BR
dc.subjectJesuitaspt_BR
dc.titleA pedagogia da economia solidária na República Comunista Cristã dos GUARANIs, segundo Clovis Lugonpt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO artigo relata o projeto de criação e organização das missões e reduções jesuíticas na região dos Sete Povos, no cone sul da América ibérica. Analisa a influência da pedagogia dos inacianos e do modus vivendi dos guaranis, aspectos que culminaram com o êxito da organização política, administrativa e econômica dessa experiência. A base metodológica do texto fundamenta-se na obra A República Guarani, de Clovis Lugon, entrecortada por interpretações históricossociológicas de Darcy Ribeiro, Gilberto Freyre, Amarílio Ferreira Jr. O tema da economia solidária foi lastreado com base em Paul Singer. O artigo intenta demonstrar que a combinação da pedagogia jusuítica com a cultura guaranítica moldaram um estilo de vida comunal e solidário no século XVII que se antecipou aos tratados socialistas europeus e da economia solidária contemporânea.pt_BR
Appears in Collections:DCSO - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_eve_egsantiago.pdf167,41 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.