Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52632
Tipo: Artigo de Periódico
Título: A escrita no ensino superior e os efeitos do desenvolvimento profissional na formação do professor de língua materna
Título(s) alternativo(s): L’écrit dans l’enseignement supérieur et les effets du dévéloppement professionnel pour la formation de l’enseignant de langue maternelle.
Autor(es): Leurquin, Eulália Vera Lúcia Fraga
Peixoto, Karla Maria Marques
Palavras-chave: Linguística Aplicada;Formação de professores;Análise do discurso;Relatório de estágio;Estágio docente
Data do documento: 2017
Instituição/Editor/Publicador: Revista Scripta
Citação: LEURQUIN, Eulália Vera Lúcia Fraga; PEIXOTO, Karla Maria Marques. A escrita no ensino superior e os efeitos do desenvolvimento profissional na formação do professor de língua materna. Revista Scripta, Belo Horizonte (MG), v. 21, n. 43, p. 165-186, 2017.
Resumo: Os estagiários do curso de Letras participam de práticas sociais escritas, seja na sala de aula, seja fora dela. Apesar disso, observamos que eles apresentam dificuldades em interagir através da escrita. Com este artigo, nosso objetivo é refletir sobre a escrita nesse universo social e profissional, considerando os efeitos sobre a formação docente. Por isso, fazemos o levantamento dos conteúdos temáticos e estabelecemos relações com os tipos de discurso (BRONCKART, 1999, 2006, 2008; MACHADO; BRONCKART, 2009) em dez relatórios de regência, produzidos em 2013 e 2014. Assumimos a concepção de relatório definida por Leurquin (2008) e indicamos relações da linguagem com o trabalho do estagiário (AMIGUES, 2004; CLOT, 2006; LACOSTE, 1998). Ampliamos o contexto do trabalho docente descrito por Machado (2007) e Machado e Bronckart (2009), adaptando-o ao contexto do estágio docente (LEURQUIN, no prelo). Os dados analisados revelam que o relatório de estágio é um importante instrumento de análise do trabalho do estagiário. Ele nos permite identificar as dimensões linguageiras, instrumental, coletiva, cognitiva e prescritiva do trabalho do estagiário.
Résumé: Les étudiants en Lettres pendant leur stage de langue maternelle participent aux pratiques sociales écrites à l’université soit dans la classe soit en dehors. Malgré cela, nous remarquons qu’ils ont des difficultés pour interagir à l’écrit. Pour cet article, nous avons pour but de réfléchir sur l’écriture dans ce scénario social et professionnel, en considérant les effets sur la formation enseignante. Nous avons effectué le sondage des contenus thématiques et nous avons analysé les types de discours (BRONCKART, 1999, 2006, 2008) en considérant dix rapports produits en 2013 et 2014. Nous adoptons la conception de rapport selon Leurquin (2008) et nous avons mis en place des relations avec le langage et le travail du stagiaire (AMIGUES, 2004; CLOT, 1999; LACOSTE, 1998). Nous avons agrandi le contexte du travail de l’enseignant décrit par Machado (2007) et Machado et Bronckart (2009), en l’adaptant au contexte du stage enseignant (LEURQUIN, à suivre). Les données nous montrent que le rapport de stage est un important instrument d’analyse du travail du stagiaire, il nous permet d’identifier les dimensions langagière, instrumentale, collective, cognitive et prescriptive du travail du stagiaire.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52632
ISSN: 2358-3428
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_art_evlfleurquinkmmpeixoto.pdf453,91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.