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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorZientarski, Clarice-
dc.contributor.authorSagrillo, Daniele Rorato-
dc.contributor.authorPereira, Sueli Menezes-
dc.date.accessioned2020-06-26T19:31:03Z-
dc.date.available2020-06-26T19:31:03Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationZIENTARSKI, Clarice; SAGRILLO, Daniele Rorato; PEREIRA, Sueli Menezes. A cidadania negada aos profissionais de educação frente às contradições do estado mínimo: um estudo de caso. Cadernos de Pesquisa: Pensamento Educacional, Curitiba, SC, v. 8, n. 19, p. 161-180, maio/ago. 2013.pt_BR
dc.identifier.issn2175-2613-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52620-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherCadernos de Pesquisa: Pensamento Educacionalpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEstadopt_BR
dc.subjectNeoliberalismopt_BR
dc.subjectCoerçãopt_BR
dc.subjectCidadaniapt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.titleA cidadania negada aos profissionais de educação frente às contradições do estado mínimo: um estudo de casopt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste artigo analisa as contradições que envolvem o Governo Neoliberal e os direitos dos professores, no Estado do Rio Grande do Sul/Brasil, entre 2007 e 2010. Trata-se de um estudo de caso de caráter qualitativo que utiliza aportes documentais e bibliográficos para análise. A pesquisa demonstra um aumento significativo das ações coercitivas do Estado, representado pelas instituições que lhe sustentam: Polícia Estatal, Poder Legislativo, Meios de Comunicação, Poder Judiciário com a função de coibir, desmantelar e enfraquecer o sindicato dos professores e forças populares em suas reivindicações, através da proibição do direito à greve dos professores; intervenção no Plano de Carreira dos Professores; negativa de cumprir com o pagamento do Piso Nacional dos Educadores, determinado pela Constituição Federal, o que culminou com a prisão de grevistas em suas manifestações. As ações que envolvem o Estado geram contradições, pois de um lado enfraquecem a organização dos professores e de outro provocam o fortalecimento do capital em detrimento do poder estatal. Isso referenda que o neoliberalismo reduz o tamanho do Estado e atenua as instituições sociais, limitando a cidadania.pt_BR
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