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dc.contributor.advisorOliveira, Francisco Heber Lacerda de-
dc.contributor.authorSales, Renata de Souza-
dc.date.accessioned2020-06-26T16:11:25Z-
dc.date.available2020-06-26T16:11:25Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationSALES, Renata de Souza. Análise do processo de remoção de borracha em revestimentos aeroportuários: influência na aderência pneu-pavimento. 2019. 101 f. TCC (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52613-
dc.description.abstractThe increased demand for air transport in Brazil raises concerns regarding operational safety. Adherence between tire and surface layer of airport pavements is an essential factor for successful landing and take-off operations, being applied by the pavement texture and the runway friction. The macrotexture of an airport pavement is subject to the deposition of contaminants such as rubber from aircraft tires. This accumulation impairs directly to the adherence between tire and surface since decreases the runway friction. Thus, it is necessary to perform procedures for the removal of accumulated rubber on the pavement, with the purpose of restoring the adherence conditions. Given this, increase the need to study the process of rubber removal, the way to analyze its direct influence on adherence. They were analyzed as runways of three airports, consisting of three different runway surfaces, Porous Friction Course, Grooving and Asphalt Concrete. Analyze the macrotexture depth values and the friction provided by ANAC measurement reports to see if the values increased after the rubber removal process. Also, they were analyzed as accumulated rubber removal frequencies with the minimum frequency check recommended by ANAC. Finally, a comparison was made between the runways of the three airports and it was found that the Porous Friction Course (PFC) showed better performance when removing the rubber accumulation and that the macrotexture depth increased over time to be influenced by the removal process.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAeroportospt_BR
dc.subjectMacrotexturapt_BR
dc.subjectCoeficiente de atritopt_BR
dc.subjectRemoção de borrachapt_BR
dc.subjectAirportspt_BR
dc.subjectMacrotexturept_BR
dc.subjectFrictionpt_BR
dc.subjectRubber removalpt_BR
dc.subjectRunway surfacespt_BR
dc.titleAnálise do processo de remoção de borracha em revestimentos aeroportuários : influência na aderência pneu-pavimentopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrO aumento da demanda por transporte aéreo no Brasil ocasiona atenção maior acerca da segurança operacional. A aderência pneu-pavimento é um fator essencial a segurança das operações de pouso e decolagem, sendo constituída pela textura do pavimento e por sua vez pelo coeficiente de atrito. A macrotextura de um revestimento aeroportuário está sujeita ao acúmulo de contaminantes, como a borracha provinda dos pneus das aeronaves, que prejudica diretamente a aderência pneu-pavimento, ao diminuir o coeficiente de atrito do revestimento. Dessa forma, faz se necessária a realização de procedimentos de remoção de borracha acumulada no revestimento, com a finalidade de reestabelecer as condições de aderência. Diante disso, surge a necessidade do estudo da eficiência do processo de remoção de borracha, de maneira a analisar sua influência sobre a aderência pneu-pavimento. Neste trabalho foram analisadas as pistas de pouso e decolagem de três aeroportos brasileiros, constituídas de três diferentes revestimentos, Concreto Asfáltico, Grooving e Camada Porosa de Atrito. Analisou-se a profundidade de macrotextura e o coeficiente de atrito disponibilizados nos relatórios de medições da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), de forma a observar se houve aumento nos valores após realizado o processo de remoção de borracha e o desempenho da segurança operacional ao longo do tempo. Além disso, foram analisadas as frequências de ocorrência de remoção de borracha acumulada, com a finalidade de verificar se a frequência mínima recomendada pela ANAC é seguida. Por fim, realizou-se uma comparação entre as pistas de pouso e decolagem dos três aeroportos e verificou-se que a Camada Porosa de Atrito mostrou melhor desempenho diante da remoção do acúmulo de borracha e que o parâmetro profundidade da macrotextura apresentou aumento ao longo do tempo, de forma a se mostrar influenciado pelo processo de remoção.pt_BR
dc.title.enAnalysis of the rubber removal process in airport coatings: influence on tire-pavement adhesionpt_BR
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