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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52602
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Zientarski, Clarice | - |
dc.contributor.author | Lima, Maria Aires de | - |
dc.contributor.author | Freire, Perla Almeida Rodrigues | - |
dc.date.accessioned | 2020-06-26T12:17:32Z | - |
dc.date.available | 2020-06-26T12:17:32Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | ZIENTARSKI, Clarice; FREIRE, Perla de Almeida; LIMA, Maria Aires de. O processo de formação continuada em serviço no município de Fortaleza. Revista Transmutare, Curitiba, SC, v. 1, n. 1, p. 38-53, jan./jun. 2016. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2525-6475 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52602 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista Transmutare | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Formação continuada | pt_BR |
dc.subject | Gestão democrática | pt_BR |
dc.subject | Escola pública | pt_BR |
dc.title | O processo de formação continuada em serviço no município de Fortaleza | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Este trabalho se propõe a discutir as ações da Secretaria Municipal de Educação para a formação de professores em serviço, na perspectiva da gestão democrática da escola pública, a partir de pesquisa com abordagem qualitativa, tendo como instrumentos entrevistas semiestruturadas, realizada com trinta professores de cinco escolas do município de Fortaleza, no intuito de identificar se estas formações cooperam para o processo de democratização da escola pública. Além da pesquisa empírica, fez-se um estudo documental e bibliográfico a partir da legislação educacional em nível nacional (LDB n.º 9.394/96, Decreto n.º 6.755/20091) e em nível municipal (Plano Municipal de Educação de Fortaleza de 2008, Plano de Cargos, Carreiras e Salários Lei n.º 9.249/2007) e de estudiosos que tratam desses assuntos, como, por exemplo, Vitor Paro, Naura Ferreira, Miguel Arroyo e Maria Felix Rosar. As conclusões indicam que as formações não abordam a gestão democrática e não contribuem com a compreensão da escola como um coletivo educacional, tendo em vista a forma como são realizadas, a ausência de um aporte teórico que as referencie, o fato de serem realizadas fora das escolas, sem perspectiva acadêmica e científica, resultando na fragmentação do próprio processo formativo. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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