Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52602
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorZientarski, Clarice-
dc.contributor.authorLima, Maria Aires de-
dc.contributor.authorFreire, Perla Almeida Rodrigues-
dc.date.accessioned2020-06-26T12:17:32Z-
dc.date.available2020-06-26T12:17:32Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationZIENTARSKI, Clarice; FREIRE, Perla de Almeida; LIMA, Maria Aires de. O processo de formação continuada em serviço no município de Fortaleza. Revista Transmutare, Curitiba, SC, v. 1, n. 1, p. 38-53, jan./jun. 2016.pt_BR
dc.identifier.issn2525-6475-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52602-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Transmutarept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação continuadapt_BR
dc.subjectGestão democráticapt_BR
dc.subjectEscola públicapt_BR
dc.titleO processo de formação continuada em serviço no município de Fortalezapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho se propõe a discutir as ações da Secretaria Municipal de Educação para a formação de professores em serviço, na perspectiva da gestão democrática da escola pública, a partir de pesquisa com abordagem qualitativa, tendo como instrumentos entrevistas semiestruturadas, realizada com trinta professores de cinco escolas do município de Fortaleza, no intuito de identificar se estas formações cooperam para o processo de democratização da escola pública. Além da pesquisa empírica, fez-se um estudo documental e bibliográfico a partir da legislação educacional em nível nacional (LDB n.º 9.394/96, Decreto n.º 6.755/20091) e em nível municipal (Plano Municipal de Educação de Fortaleza de 2008, Plano de Cargos, Carreiras e Salários Lei n.º 9.249/2007) e de estudiosos que tratam desses assuntos, como, por exemplo, Vitor Paro, Naura Ferreira, Miguel Arroyo e Maria Felix Rosar. As conclusões indicam que as formações não abordam a gestão democrática e não contribuem com a compreensão da escola como um coletivo educacional, tendo em vista a forma como são realizadas, a ausência de um aporte teórico que as referencie, o fato de serem realizadas fora das escolas, sem perspectiva acadêmica e científica, resultando na fragmentação do próprio processo formativo.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_art_czientarskipafreire.pdf647,22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.