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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Editorial
Autor(es): Alencar, Claudiana Nogueira de
Araújo, Nukácia Meyre Silva
Palavras-chave: Editorial;Linguística Aplicada;Letramento;Análise do Discurso;Ensino e aprendizagem de língua materna;Socioconstrutivismo
Data do documento: 2015
Instituição/Editor/Publicador: Revista Linguagem em Foco
Citação: ALENCAR, Claudiana Nogueira de; ARAÚJO, Nukácia Meyre Silva. Editorial. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza (CE), v. 7, n. 1, p. 9-10, 2015.
Resumo: O volume 7, da Revista Linguagem em Foco em seus números 1 e 2, atesta a natureza multi e interdisciplinar da Linguística Aplicada. Os números em foco, tais como a Linguística Aplicada, apresentam-se a partir de diversos centros, uma vez que abrigam artigos de pesquisadores de vários campos do conhecimento, dialogando dentro de arcabouços teórico-metodológicos diversos. Tanto o Vol 7, n. 1 – número diversificado, quanto o Vol. 7, n. 2 – número temático sobre “Linguagem e Subjetividade”, mostram que pesquisadores das áreas de Estudos da Linguagem, Ciência Política, Educação, Antropologia, Comunicação e Sociologia podem contribuir para o diálogo entre saberes, tão necessário para pensarmos a linguagem na contemporaneidade. Desse modo, podemos dizer que todos os artigos se subscrevem à visão de uma Linguística Aplicada voltada para as práticas sociais, perspectiva assumida pela Revista Linguagem em Foco. Este primeiro número do volume 7 de 2015 traz dez artigos com temas variados que envolvem desde os estudos dos letramentos, da tradução, do discurso, do ensino à formação em direitos humanos. O primeiro artigo, de Antonio Oziêlton de Brito Sousa e Claudiana Nogueira de Alencar, apresenta um estudo etnográfico das práticas de letramento do Programa Pró-Jovem Campo, para mostrar a relação entre linguagem e (des)colonialidade. O artigo de David da Silva Pereira, Silvana Dias Cardoso Pereira e Jacqueline Lidiane de Souza Prais focaliza a Educação em Direitos Humanos (EDH) , a partir da análise dos sentidos sobre a humanização da educação e do ensino brasileiros, por meio da compreensão das Diretrizes Curriculares da EDH e da ‘Nova’ Formação Inicial e Continuada para os profissionais do magistério da Educação Básica. O terceiro artigo de autoria de Gilvan Santana de Jesus e Wilton James Bernardo-Santos tem por objetivo apresentar uma análise discursiva de peças sobre os pedidos de impeachment da presidente Dilma Rousseff, considerando o impeachment enquanto um acontecimento discursivo.[...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52599
ISSN: 2674-8266
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
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