Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52589
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorTabosa, Francisco José Silva-
dc.contributor.authorSantos, Antônio Célio Ferreira dos-
dc.date.accessioned2020-06-25T14:37:29Z-
dc.date.available2020-06-25T14:37:29Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationSANTOS, Antônio Célio Ferreira dos. Ensaios sobre o Índice de Desenvolvimento Educacional dos alunos da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). 2020. 64 f. Dissertação (Mestrado em Economia Rural) - Centro de Ciências Agrárias, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52589-
dc.description.abstractThe main purpose of this dissertation is to analyze the so-called academic achievement index of students who entered the Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro- Brasileira (UNILAB) in 2018. The dissertation is divided into two parts, namely two essays. A major merit of the first essay, Academic standard differentials from UNILAB students measured by means of the Quantum Regression, lies in identifying what kind of particular (due to quantil index effect) factor contributes to the proper ranked grades performed by the students. As a remarkable result, the on-campus modality showed to be a positive parameter as for the academic achievement index (highest index applying to students with best academic achievements), having the better performance women students as compared with men students. In contrast, a result related to the explanatory variable “lives in Redenção” showed to be unexpected, this fact basically rests on the individual characteristics to foreign students The second essay, Academic success disparities from UNILAB quota and non-quota students, aims at verifying by means of the Propensity Score Matching (PSM), entropy balancing included, whether exists (or not) conflictual academic achievement disparities relatively to quota and non-quota students. It is in it highlighted that quota students were better ranked, given their index was approximately 77,152 as compared with non-quota students, whose academic index counted 76.075.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSistema de Cotaspt_BR
dc.subjectPropensity Score Matchingpt_BR
dc.subjectRegressão quantílicapt_BR
dc.subjectDesempenho acadêmico.pt_BR
dc.titleEnsaios sobre o Índice de Desenvolvimento Educacional dos alunos da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA presente dissertação é composta por dois ensaios que analisam o índice de desenvolvimento educacional dos alunos da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro- Brasileira (UNILAB) referente ao primeiro semestre letivo de 2018. No primeiro ensaio, intitulado “Diferenciais de desempenho acadêmico dos alunos da UNILAB: Uma análise sob o prisma da Regressão Quantílica” buscou-se detectar efeitos nos quantis (ou percentis) da distribuição do índice de desenvolvimento educacional (IDE – Índice de Desenvolvimento Educacional), permitindo identificar e verificar se determinado fator tem maior efeito em estudantes de alto, médio ou baixo desempenho. Dentre os principais resultados, constatou-se que a modalidade presencial tem um efeito positivo no IDE, tal que os melhores desempenhos são nos alunos com maior IDE, também foi possível evidenciar que o melhor desempenho deve- se às mulheres em detrimento dos homens. Por outro lado, em relação a variável “reside em Redenção” o resultado apresentado neste estudo foi o inverso do esperado, fato este explicado por características peculiares dos alunos estrangeiros. No segundo ensaio, ”Disparidades de Rendimento Acadêmico entre Cotistas e não Cotistas: Uma análise para a Universidade da Integração da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)”, objetivou-se verificar a existência (ou não) de disparidades de rendimento acadêmico (IDE) entre cotistas e não cotistas na UNILAB, associando para tanto a técnica de Propensity Score Matching (PSM) balanceado por entropia. Dentre os principais resultados encontrados, destaca-se que as cotas têm uma relação causal positiva, indicando um melhor desempenho para os beneficiários do sistema de cotas; os resultados apontaram que o IDE dos alunos cotistas foi de 77,152, valor este superior ao dos alunos não cotistas cujo resultado obtido foi de 76,075.pt_BR
Aparece nas coleções:DEA - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_dis_acfsantos.pdf1,49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.