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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52560
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Zientarski, Clarice | - |
dc.contributor.author | Freire, Perla da Almeida | - |
dc.contributor.author | Lima, Maria Aires de | - |
dc.date.accessioned | 2020-06-24T19:42:00Z | - |
dc.date.available | 2020-06-24T19:42:00Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.citation | ZIENTARSKI, Clarice; FREIRE, Perla de Almeida; LIMA, Maria Aires de. A formação de professores em serviço: políticas de alinhamento aos organismos internacionais e à lógica neoliberal. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, SP, v. 14, n. 4, p. 2160-2174, out./dez. 2019. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1982-5587 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52560 | - |
dc.description.abstract | This study is part of PIBIC / UFC / FUNCAP project entitled: "The continuing formation of teachers in the context of democratization of the school management in municipal network of Fortaleza, Ceará, Brazil", which aims to identify actions and proposals involving the continuing formation process of teachers from different training areas. This is a qualitative approach research; the instruments used were documentary research and semistructured interviews with teachers and other components of the school community. In the data analysis the theoretical basis of support is the historical dialectic, to try to reach an understanding of the investigated reality. As partial results with the objects, eleven schools of the municipal network, and their segments, it appears that teacher formation policies and actions in progress signal to the alignment of education and training to meet the legal powers, international organizations and neoliberal ideology. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Formação continuada de professores | pt_BR |
dc.subject | Neoliberalismo | pt_BR |
dc.subject | Organismos internacionais | pt_BR |
dc.title | A formação de professores em serviço: políticas de alinhamento aos organismos internacionais e à lógica neoliberal | pt_BR |
dc.title.alternative | La formación de profesores en servicio: políticas de alineación a los organismos internacionales y la lógica neoliberal | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Este estudo é parte integrante do projeto PIBIC/UFC/FUNCAP, intitulado: “A formação continuada dos professores no contexto de democratização da gestão escolar na rede municipal de Fortaleza, Ceará, Brasil”, que tem por objetivo identificar as ações e propostas que envolvem os processos de formação continuada de professores a partir dos diferentes espaços formativos. Trata-se de pesquisa com abordagem qualitativa, tendo como instrumentos a pesquisa documental e entrevistas semiestruturadas com professores e outros componentes da comunidade escolar. Na análise dos dados, o aporte teórico de sustentação é o histórico dialético, para tentar chegar à compreensão da realidade investigada. Como resultados parciais, tendo como objetos onze escolas da rede municipal e seus segmentos, constata-se que as políticas de formação de professores e as ações em andamento sinalizam para o alinhamento das formações, que atendem às prerrogativas legais, organismos internacionais e ideário neoliberal. | pt_BR |
dc.description.abstract-es | Este estudio es parte integrante del proyecto PIBIC / UFC / FUNCAP, titulado: "La formación continuada de los profesores en el contexto de democratización de la gestión escolar en la red municipal de Fortaleza, Ceará, Brasil", que tiene por objetivo identificar las acciones y propuestas que involucra Los procesos de formación continuada de profesores a partir de los diferentes espacios formativos. Se trata de una investigación con enfoque cualitativo, teniendo como instrumentos la investigación documental y entrevistas semiestructuradas con profesores y otros componentes de la comunidad escolar. En el análisis de los datos el aporte teórico de sustentación es el histórico dialéctico, para intentar llegar a la comprensión de la realidad investigada. Como resultados parciales, teniendo como objetos once escuelas de la red municipal y sus segmentos, se constata que las políticas de formación de profesores y las acciones en marcha señalan para el alineamiento de las formaciones, que atienden a las prerrogativas legales, organismos internacionales e ideario neoliberal. | pt_BR |
dc.title.en | Formation teachers in service: alignment of policies to international organizations and logic neoliberal | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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