Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52551
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Mesquita, Simone Vieira de | - |
dc.date.accessioned | 2020-06-24T12:11:38Z | - |
dc.date.available | 2020-06-24T12:11:38Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | MESQUITA, Simone Vieira de. Método Lancaster, Método Castilho e Método Hudson: métodos de ensino e as companhias de aprendizes marinheiros durante o segundo reinado (1864-1876). In: XV CONGRESSO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO CEARÁ, 15., 24-27. set. 2016, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC, 2016. p.149-164.Tema: Histórias de Corpo - Religião – Educação. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2237-2229 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52551 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | UFC | pt_BR |
dc.subject | Métodos de Ensino | pt_BR |
dc.subject | História da Educação | pt_BR |
dc.subject | Ensino Militar Naval | pt_BR |
dc.title | Método Lancaster, Método Castilho e Método Hudson: métodos de ensino e as companhias de aprendizes marinheiros durante o segundo reinado (1864-1876) | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O presente trabalho visa apresentar os métodos de ensino utilizados pela Marinha nas Companhias de Aprendizes Marinheiros, entre 1864 e 1876. Para tanto, recorremos a uma pesquisa documental junto aos arquivos da Marinha, onde acessamos os ofícios que apresentaram referências sobre o tema, consultados no arquivo nacional e no arquivo da marinha. Também, recorremos as obras dos próprios autores dos métodos de ensino, que circularam no Brasil durante o Segundo Reinado, (o método Lancaster-1827, o método Castilho-1850) e o método Hudson -1876), consultados na Biblioteca de Lisboa e na Biblioteca Nacional. Como resultado, descobrimos que os métodos Lancaster, Castilho e Hudson foram implantados nas companhias de aprendizes marinheiros como propostas para promover a educação dos menores aprendizes, mas também como projeto piloto dos métodos de ensino a serem disseminados na educação por todas as províncias no Brasil. Esses métodos transitaram concomitantes no campo da educação, contribuindo, cada um dentro de sua especificidade, e definindo a própria estrutura do ensino em nosso país. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_eve_svmesquita.pdf | 222,22 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.