Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52551
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMesquita, Simone Vieira de-
dc.date.accessioned2020-06-24T12:11:38Z-
dc.date.available2020-06-24T12:11:38Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationMESQUITA, Simone Vieira de. Método Lancaster, Método Castilho e Método Hudson: métodos de ensino e as companhias de aprendizes marinheiros durante o segundo reinado (1864-1876). In: XV CONGRESSO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO CEARÁ, 15., 24-27. set. 2016, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC, 2016. p.149-164.Tema: Histórias de Corpo - Religião – Educação.pt_BR
dc.identifier.issn2237-2229-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52551-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUFCpt_BR
dc.subjectMétodos de Ensinopt_BR
dc.subjectHistória da Educaçãopt_BR
dc.subjectEnsino Militar Navalpt_BR
dc.titleMétodo Lancaster, Método Castilho e Método Hudson: métodos de ensino e as companhias de aprendizes marinheiros durante o segundo reinado (1864-1876)pt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente trabalho visa apresentar os métodos de ensino utilizados pela Marinha nas Companhias de Aprendizes Marinheiros, entre 1864 e 1876. Para tanto, recorremos a uma pesquisa documental junto aos arquivos da Marinha, onde acessamos os ofícios que apresentaram referências sobre o tema, consultados no arquivo nacional e no arquivo da marinha. Também, recorremos as obras dos próprios autores dos métodos de ensino, que circularam no Brasil durante o Segundo Reinado, (o método Lancaster-1827, o método Castilho-1850) e o método Hudson -1876), consultados na Biblioteca de Lisboa e na Biblioteca Nacional. Como resultado, descobrimos que os métodos Lancaster, Castilho e Hudson foram implantados nas companhias de aprendizes marinheiros como propostas para promover a educação dos menores aprendizes, mas também como projeto piloto dos métodos de ensino a serem disseminados na educação por todas as províncias no Brasil. Esses métodos transitaram concomitantes no campo da educação, contribuindo, cada um dentro de sua especificidade, e definindo a própria estrutura do ensino em nosso país.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_eve_svmesquita.pdf222,22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.