Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52518
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Reconfigurações de práticas de sala de aula e desenvolvimento profissional do professor |
Autor(es): | Peixoto, Camila Maria Marques |
Palavras-chave: | Linguística Aplicada;Interacionismo Sociodiscursivo;Formação de professores;Trabalho docente;Discurso docente |
Data do documento: | 2013 |
Instituição/Editor/Publicador: | Revista Linguagem em Foco |
Citação: | PEIXOTO, Camila Maria Marques. Reconfigurações de práticas de sala de aula e desenvolvimento profissional do professor. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza (CE), v. 5, n. 2, p. 21-30, 2013. |
Resumo: | O objetivo de nosso trabalho é analisar, em uma formação continuada de educadores, como o professor reconfigura o seu agir e o agir do aluno como estratégia de reflexão e de transformação da sua prática docente. Para análise da reconfiguração do agir, utilizamos o quadro teórico-metodológico do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 1999, 2004), privilegiamos a noção de figura de ação interna (BULEA, 2009, 2010) e externa (BULEA, LEURQUIN E CARNEIRO, 2011). Para a constituição do corpus, coletamos os dados provenientes de uma formação de quarenta professores de Língua Materna, coordenada pelo grupo GEPLA. Neste trabalho, consideramos, especificamente, o discurso de um professor e analisamos apenas um dos nove encontros de formação de educadores. Para análise das representações, fazemos uma investigação do movimento discursivo do texto, ou seja, analisamos a rede enunciativa construída pelo professor no trabalho de reconfiguração de seu agir. |
Abstract: | The aim of this paper is to analyze, in an educators continuing formation, how a teacher reconfigures his/her action and the student action as a strategy of reflection and transformation of his/her teaching practice. To analyze the reconfiguration of the action, we used the theoretical and methodological framework of Sociodiscursive Interacionism (BRONCKART 1999, 2004), and we adopted the notion of inner action figure (BULEA, 2009, 2010) and external (BULEA, LEURQUIN AND LAMB, 2011). For the constitution of the corpus, we collected data from a training course with forty Portuguese language teachers, coordinated by GEPLA group. In this paper, we considered specifically the teacher discourse and we analyzed only one of nine teacher training meetings. For the analysis of representations, we made an investigation of the discursive movement of the text, that is, we analyzed the enunciative network built by the teacher in the work of reconfiguration of his/her action. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52518 |
ISSN: | 2674-8266 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | PPGL - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2013_art_cmmpeixoto.pdf | 136,36 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.