Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52506
Título: Atendimento Educacional Especializado: Orientações Gerais
Autor(es): Figueiredo, Rita Vieira de
Ropoli, Edilene Aparecida
Batista, Cristina Abranches Mota
Mantoan, Maria Teresa Eglér
Palavras-chave: Inclusão escolar
Educação especial
Ensino regular
Atendimento Educacional Especializado (AEE)
Data do documento: 2007
Editor: Gráfica e Editora Cromos
Citação: FIGUEIREDO, Rita Vieira de; MANTOAN, Maria Teresa Eglér; ROPOLI, Edilene Aparecida; BATISTA, Cristina Abranches Mota. Orientações Gerais. In: BATISTA, Cristina Abranches Mota; ROPOLI, Edilene Aparecida; MANTOAN, Maria Teresa Eglér; FIGUEIREDO, Rita Vieira de (Orgs). Atendimento Educacional Especializado: Orientações Gerais e Educação a Distância. Brasília (DF): Gráfica e Editora Cromos, 2007. p. 15-30.
Resumo: A s inovações propostas pela inclusão escolar e a interpretação da educação especial, entendida como Atendimento Educacional Especializado (AEE), produziram muitos equívocos ao serem colocadas em prática nas nossas escolas. A situação aponta para a necessidade de oferecer aos professores-alunos em serviço uma experiência de formação que venha ao encontro de suas reais necessidades quando se depararem com os desafios do ensino regular e especial. Enfrentar esses desafios exige uma formação diferente das que ocorrem habitualmente, cuja tendência é apoiar os estudos em referenciais externos à escola, fazendo com que os professores-alunos atuem passivamente, desconsiderando suas práticas e a capacidade de produzirem novos saberes e fazeres educacionais. [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52506
Tipo: Artigo de Periódico
Aparece nas coleções:DEE - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2007_capliv_rvfigueiredocambatista.pdf375,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.