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dc.contributor.authorMelo, Bárbara Olímpia Ramos de-
dc.contributor.authorRocha, Carmem Lúcia da Cunha-
dc.date.accessioned2020-06-19T02:59:17Z-
dc.date.available2020-06-19T02:59:17Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationMELO, Bárbara Olímpia Ramos de; ROCHA, Carmem Lúcia da Cunha. As propostas de produções orais de gêneros argumentativos no livro "Vontade de saber português", do 8º ano. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza (CE), v. 8, n. 1, p. 29-42, 2016.pt_BR
dc.identifier.issn2674-8266-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52455-
dc.description.abstractThis work is part of the research more extensive, and the objective is to analyze the textbook “Vontade de Saber Português”, by Rosimeire Alves and Tatiane Brugnerotto. Our analysis aimed to verify which the proposals of oral textual production genre are from the argumentative sphere that such a TB approaches, as well as to compare what the PCN propose about the textual proposals of orality argumentative genres. As theoretical support, we used, mainly, in Schneuwly; Dolz (2004), Gonçalves (2009), Ribeiro (2009), Bakhtin (1997), Barbisan (2007), Perelman; Obrechts-Tyteca (2005). We verify that the TB presents seventeen production proposals, in which twelve deal with written production and five deal with oral production. We notice that from the five oral productions, only one is argumentative. We conclude that there is not an immersion of oral genres of argumentative sphere present in the textual production proposals of the studied TB.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Linguagem em Focopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino da oralidadept_BR
dc.subjectArgumentaçãopt_BR
dc.subjectGênero Debatept_BR
dc.titleAs propostas de produções orais de gêneros argumentativos no livro Vontade de saber português, do 8º anopt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho é recorte de uma pesquisa maior e o objetivo é analisar o livro didático “Vontade de Saber Português”, de Rosimeire Alves; Tatiane Brugnerotto. A análise verificou as propostas de produções textuais dos gêneros orais da esfera do argumentar presentes no livro didático, bem como comparou com o que propõe os PCN sobre as propostas textuais dos gêneros argumentativos da oralidade. Como suporte teórico nos baseamos, principalmente, em Schneuwly; Dolz (2004;1999), Gonçalves (2009), Ribeiro (2009), Bakhtin (1997), Barbisan (2007), Perelman; Obrechts-Tyteca (2005). Verificamos que o LD apresenta dezessete propostas de produções, em que doze estão voltadas para a produção escrita e cinco para a produção oral. Constatamos que das cinco produções orais somente uma é argumentativa, dessa forma o livro didático trabalha minimamente a modalidade oral. Concluímos não haver uma adequada imersão de gêneros orais da esfera do argumentar presentes nas propostas de produções textuais do LD analisado.pt_BR
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