Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52453
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFigueiredo, Rita Vieira de-
dc.contributor.authorRocha, Sílvia Roberta da Mota-
dc.date.accessioned2020-06-18T20:22:26Z-
dc.date.available2020-06-18T20:22:26Z-
dc.date.issued2007-
dc.identifier.citationFIGUEIREDO, Rita Vieira de; ROCHA, Sílvia Roberta da Mota. A influência de um programa de leitura na transformação das condições sociais de aprendizagem na escola. Revista Diálogo Educacional, Curitiba (PR), v. 7, n. 22, p. 245-258, set./dez. 2007.pt_BR
dc.identifier.issn1981-416X-
dc.identifier.issn1518-3483-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52453-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Diálogo Educacionalpt_BR
dc.subjectApropriação da leiturapt_BR
dc.subjectExclusão escolarpt_BR
dc.subjectReprodução socialpt_BR
dc.titleA influência de um programa de leitura na transformação das condições sociais de aprendizagem na escolapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste artigo analisa a transformação das condições sociais de apropriação da leitura de crianças em condições de exclusão escolar, as quais foram nomeadas como crianças remanescentes (CR). Trata-se de uma pesquisaintervenção realizada por meio de um programa que convocou leitores da comunidade (LC) para o ensino da leitura na escola. Os resultados do estudo evidenciaram o papel pedagógico do Programa na transformação das condições sociais de apropriação da leitura, cuja função social da escola, para estes alunos, contemplou a apropriação de estratégias socioafetivas e culturais que por sua vez atuaram como condição essencial para que o ensino se efetivasse, implicando na apropriação de estratégias cognitivas e metacognitivas. O programa permitiu, assim, alterar as relações sociais, familiares e, sobretudo, escolares, nas quais essas crianças se inserem, tendo provocado mudanças na relação destes sujeitos consigo, com os outros e com o saber, o que caracteriza a sua educação propriamente dita via escolarização.pt_BR
dc.description.abstract-frCet article présente les résultats d’une recherche-intervention portant sur l’apprentissage de la lecture chez des élèves d’un milieu défavorisé, à risque d’exclusion scolaire. Plus spécifiquement il analyse la transformation des conditions sociales d’apprentissage de la lecture chez ces élèves et de ses effets. Un programme élèves, a été appliqué par des volontaires issus de la même communauté que ces élèves. Les résultats indiquent que le programme, tel qu’appliqué, aurait exercé une influence positive sur les conditions sociales d’appropriation du langage écrit. Ce programme aurait aussi favorisé chez ces élèves le développement de nouvelles stratégies sur les plans affectif, social et culturel. Il s’agit de stratégies essentielles pour favoriser les apprentissages scolaires ainsi que les apprentissages métacognitifs et cognitifs. Des changements ont pu être observées notamment da ns les relations établies par ces élèves avec leur école et leur famille. Enfin, ces élèves auraient amélioré leur estime de soi ainsi que leur relation au savoir, ce qui semble avoir exercé un effet positif sur le maintien de la majorité d’entre eux dans l’école de leur communauté.de lecture qui faisait entre autres appel à l’élaboration de livres d’histoires par lespt_BR
Aparece nas coleções:DEE - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2007_art_rvfigueiredosrmrocha.pdf275,93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.